quinta-feira, setembro 28, 2006

NIRVANA - WITH THE LIGHTS OUT

Adquiri o Box With The Lights Out, contendo 3 CDs e 1 DVD com raridades do Nirvana, no finalzinho de 2004, me custando quase R$ 300,00 (até hoje a caixa não foi lançada por aqui, então tive que me virar com a importada), e na ocasião coloquei minhas impressões sobre o produto no meu antigo blog. Então, aproveito para economizar meus poucos neurônios e apenas reproduzo os três textos que fiz aqui no S&D, do jeitinho que escrevi na época, um para os dois primeiros CDs, outro para o terceiro e o último para o DVD. Confira:
Photobucket - Video and Image Hosting
Texto 1:
Chegou minha encomenda da caixa do Nirvana, With The Lights Out!!! Estou em estado de êxtase, nada vai me deixar pra baixo. Só tive tempo de ouvir 2 dos 3 CDs. O DVD vou deixar pra assistir quando tiver sozinho em casa, pra poder ver na TV da sala, que é maior e tem som estéreo, e para não ser incomodado, principalmente pelo meu pai, que sempre gosta de deixar claro o quanto detesta minha paixão pelo rock.
Do que já ouvi, posso destacar as versões de músicas do Leadbelly, principalmente “They Hung Him On A Cross” (o Kurt fazendo um sotaque sulista ficou massa!) e “Ain’t It A Shame” (puta letra bem sacada!), a versão de “Here She Comes Now” do Velvet Underground, quatro músicas seguidas com o Kurt solo (“Opinion”, “Lithium”, “Been a Son” e “Sliver”) e uma puta versão de “Breed”. Também me chamou atenção o fato de várias músicas conhecidas aparecerem com letras alteradas, como acontece com “Polly” e outras. Eu tentava cantar junto, ai de repente vinha uma estrofe diferente.
Pena que eu não tenha um scanner. Seria legal colocar aqui algumas páginas do encarte, que ficou superbem feito. Mas talvez coloque algumas frases dos integrantes da banda que aparecem por todo o livreto. Mas isso fica pra depois.
Bem, é isso. Amanhã posto sobre o 3º CD.
Texto 2:
Como prometido, aqui vai minhas impressões sobre o 3º CD da caixa do Nirvana. Bem, o maior destaque são as faixas gravadas no estúdio da BMG no Rio de Janeiro. No total são 6 músicas tiradas do ensaio no Brasil: “Heart Shaped Box”, “I Hate Myself And I Want To Die”, “Milk It”, “Moist Vagina”, “Gallons Of Rubbing Alcohol Flow Through The Strip” e “The Other Improv”. Há uma versão de “Rape Me” também bem legal (no fundo você ouve uma criança chorando, deve ser a filha do Kurt, a Frances). Mas a melhor faixa é, sem dúvida, “Sappy”. Já a conhecia em versão pirata, e posso dizer, sem exagero, que é uma das melhores músicas da banda. Aliás, tem uma frase do Chad Channing (baterista antes da chegada do Dave Grohl) no encarte, sobre ela: “...uma música que Kurt realmente gostava muito... mas não soava da maneira que ele queria, e por alguma razão ele não iria deixá-la de lado.” Merece também mencionar algumas faixas tiradas de gravações caseiras do Kurt, como “Rape Me” (ela aparece duas vezes) e “You Know You’re Right”.
Pra terminar, uma curiosidade: a versão de “Gallons Of Rubbing Alcohol Flow Through The Strip” presente aqui é a mesma usada no álbum In Utero (é a faixa escondida presente na versão nacional; ela não existe na versão americana). Digo isso porque até os improvisos são os mesmos, e não seria possível eles tocarem ela novamente para entrar em In Utero e soasse exatamente igual. Então, a ouvimos há tanto tempo e nem sabíamos que foi gravada aqui no Brasil!
Texto 3:
Promessa é dívida, então finalmente vou postar minhas impressões sobre o DVD que acompanha o box “With The Lights Out”, do Nirvana. Prometi fazer isso desde dezembro do ano passado, mas fui adiando, adiando... Mas agora vai!
Bem, o DVD inicia com uma gravação bem tosca (ênfase no ‘tosca’) realizada na casa da mãe do Krist, baixista da banda, em 1988. O Kurt passou o tempo inteiro virado pra parede, quase não se viu seu rosto. A qualidade do som é sofrível, como se esperava, mas vale como registro histórico. Entre as músicas que tocaram nesse ensaio, incluem-se “Scoff”, “About a Girl”, “Big Long Now” e “Immigrant Song”, cover do Led Zeppelin.
Seguindo, temos a banda tocando “Big Cheese” numa loja de discos, com o Jason Everman na segunda guitarra, e o clip de “In Bloom”, numa versão antiga, bancada pela Sub Pop, e com o Chad Channing nas baquetas.
O DVD continua com outras gravações ao vivo, incluindo a estréia do Dave Grohl e uma execução matadora de Smells Like Teen Spirit, cerca de 6 meses antes do lançamento de Nevermind. Há ainda uma versão ‘plugada’ de “Jesus Doesn’t Want Me For a Sunbeam”, com um show do Grohl na bateria. E é essa a que tem a melhor qualidade, tanto de imagem quanto de som, gravada no Halloween de 1991 (aliás, imagens deste mesmo show foram usadas no vídeo Live! Tonight! Sold Out!).
Terminando, temos a música “Seasons In The Sun”, gravada nos estúdios da BMG no Rio de Janeiro, durante a passagem da banda pelo país para tocar no Hollywood Rock, em 1993. Nela, Kurt aparece nos vocais e bateria, o Dave no baixo e o Krist na guitarra. Minha primeira impressão foi que parecia o Belle & Sebastian!
Um lance legal são os menus do DVD. Neles aparecem imagens inéditas e músicas completas. Por exemplo, um deles mostra imagens nunca vistas das gravações do clipe de “Smells Like...”, outro mostra o Kurt adolescente fazendo baderna pelas ruas. Entre as músicas, temos “Lounge Act” e “All Apologies”. Por isso não esqueça de, quando tiver a oportunidade de ver o DVD, dar uma conferida nos menus.

Nenhum comentário: