domingo, setembro 03, 2006

CAIXA PRETA - COMO FOI O VÔO ACIDENTADO DO NIRVANA

Photobucket - Video and Image Hosting

(texto extraído da Bizz # 105, abril de 1994)

20/02/67 – Kurt Cobain nasce em Aberdeen, estado de Washington
75 – Os pais de Kurt se separam. O fato deixa o cantor traumatizado, tornando-o uma criança tímida e bastante infeliz.
87 – Kurt Cobain conhece Chris Novoselic, e os dois montam o Nirvana, uma banda influenciada pelo punk rock e new wave.
88 – Os roqueiros assinam com a gravadora Sub Pop, de Seattle, e lançam o single “Love Buzz”.
89 – Gravam o disco Bleach, que custou míseros 600 dólares. Além de Cobain e Novoselic o disco, que foi produzido por Jack Endino, traz Chad Channing (bateria) e Jason Everman (guitarra). Bleach vende 30 mil cópias.
90 – Depois de fazer uma respeitável carreira pelo circuito alternativo, o Nirvana vai para uma grande gravadora (Geffen). Dave Grohl assume a bateria do grupo.
Setembro de 91 – Sai Nevermind, o disco que iria abalar as estruturas do mundo pop. Nevermind vende oito milhões de cópias, passando a frente de Michael Jackson, Guns N’ Roses e outras instituições pop.
Outubro de 91 – O Nirvana se apresenta em Seattle, num dos shows mais comentados do país. O grupo ganha fama de detonar os seus instrumentos no palco (principalmente Kurt).
Fevereiro de 92 – Cobain se casa com Courtney Love, vocalista da banda de rock Hole. “Valho seis milhões de dólares. Quer casar comigo, sua piranha?”, teria sido a declaração de amor do cantor. A união é vista com uma certa desconfiança, já que os dois são viciados de carteirinha.
Agosto de 92 – Nasce Frances Bean Cobain, filha do cantor e de Courtney. Kurt processa um jornal inglês que publica artigo que diz que a menina teria nascido viciada em heroína.
Dezembro de 92 – É lançada a coletânea Incesticide com faixas raras, covers e algumas coisas do começo da carreira do grupo.
Janeiro de 93 – O Nirvana se apresenta no Hollywood Rock, no Brasil. Durante as apresentações no Rio, Cobain cuspe na câmera da Globo (que transmitia o festival) e simula uma masturbação no palco. O Nirvana ainda surpreende com covers inusitadas de “We Will Rock You” (Queen), “Rio” (Duran Duran) e “Kids In America” (Kim Wilde).
Agosto de 93 – Durante uma discussão, Cobain enche Courtney Love de pancadas. Courtney vai à polícia, que acha diversas armas na casa do casal. A queixa é retirada.
Setembro de 93 – O Nirvana lança In Utero, disco produzido por Steve Albini e marcado por confusões entre o grupo e o produtor. Albini teria dito que o Nirvana suavizou o som de In Utero para parecer mais comercial. O próprio Cobain troca o nome do disco de última hora – se chamava I Hate Myself And I Want To Die (“eu me odeio e quero morrer”).
Março de 94 – Cobain entre em coma depois de ingerir altas doses do calmante Roypinol com champanhe. Os shows da turnê européia que o Nirvana faria são automaticamente cancelados.
Abril de 94 – O fim do Nirvana é anunciado. Seus integrantes dizem que só voltam à ativa depois que Cobain se livrar das drogas. Dias depois Kurt é encontrado morto em sua casa, em Seattle, Estados Unidos. Deixou um bilhete para a sua mulher, Courtney Love, explicando a razão do suicídio.

Nenhum comentário: