sábado, agosto 16, 2008

METALLICA - LOAD

Photobucket


Não acredite em tudo que se ouve ou em tudo que se lê. Falam que o Metallica é o novo Bon Jovi, é metal de muitos milhões de dólares. Não sei nem quero saber. Aquilo que ouço em meus headphones é o que interessa. E que digo o que é: Load é um trabalho maduro.
O disco traz o que, em termos de gravação, chamamos de state of art. Tradução: muitas, muitas horas (18 meses) nos melhores estúdios, com os melhores engenheiros para criar, recriar, experimentar e captar da melhor forma cada nota de cada instrumento, de cada momento. Tecnicamente impecável. Muito peso, energia, estilo, bom gosto e boas performances.
James Hetfield está cantando muito. As baladas que o digam. E curioso é que exatamente isso que me agrada mais no disco: a qualidade das canções e melodias. "Mama Said", por exemplo, é uma das melhores que a banda já compôs. E daí? Isto é coisa para tocar no rádio? Tanto faz. O que importa é se é bom ou não. Não perca seu tempo comparando esse disco com trabalhos anteriores. Faz cinco anos que o álbum preto foi lançado. De lá para cá, muita coisa mudou. Load vale a pena, e muito.
(Discos, Bizz # 133, agosto de 1996; texto de autoria de Charles Gavin)