quinta-feira, agosto 14, 2008

METALLICA - GARAGE INC.

Photobucket


Já estava mais do que na hora de os fãs do Metallica terem acesso às ótimas versões que a banda fez, ao longo dos anos, para canções como "Last Caress", dos Misfits, e "Am I Evil", do Diamond Head. O quarteto então caprichou: raspou o tacho de todos os EPs e lados B e ainda gravou onze novas covers - das quais o baladão "Turn The Page", de Bob Seger, é a primeira música de trabalho - em um CD duplo. As novidades não se atêm ao metal/punk de sempre: lá está uma versão envenenada para "Loverman", de Nick Cave, e uma emocionada homenagem ao Lynyrd Skynyrd em "Tuesday´s Gone". As favoritas da casa Mercyful Fate e Motörhead comparecem em peso e, para a alegria do planeta metal, quando o papo é cover, o Metallica não economiza em fúria.

(Discos, Bizz # 162, janeiro de 1999; texto de autoria de Bernardo Araújo)


Photobucket
Musas do barulho: as bandas coverizadas pelo Metallica em Garage Inc.


::Anti-Nowhere League - Banda punk inglesa do começo dos anos 80, homenageada com uma versão de "So What", paulada que fala sobre drogas, doenças venéreas e pedofilia.

::Budgie - Trio inglês da década de 70, influenciado por Rush.

::Black Sabbath - Os inventores do heavy metal, lembrados em "Sabbra Cadabra", faixa instrumental de Sabbath Bloody Sabbath, álbum de 1973.

::Motörhead - Consagrado grupo inglês liderado por Ian "Lemmy" Kilmister, o elo perdido entre o metal e outras facções do barulho.

::Blitzkrieg - Obscuro quinteto heavy inglês formado em 1980.

::Blue Öyster - Cult Banda americana de hard rock com letras cabeça que lançou seu primeiro disco em 1972 e influenciou muita gente nos anos 80.

::Bob Seger - Cantor nascido em Detroit, nos EUA, é conhecido no Brasil por hits como "Still The Same" e "Against The Wind", dos anos 80.

::Discharge - Gigante da primeira geração hardcore inglesa, aliava a fúria do estilo a bons riffs de guitarra.

::Thin Lizzy - Grupo irlandês homenageado com um clássico de seu repertório: "Whiskey In The Jar", versão de uma canção folclórica da Irlanda. Hoje, reformado, o Thin Lizzy é liderado por John Sykes, ex-guitarrrista do Whitesnake.

::Holocaust - Possivelmente o grupo mais underground homenageado pelo Metallica, atuou no início dos anos 80, na Inglaterra.

::Killing Joke - Banda pós-punk inglesa dos anos 80, conhecida no Brasil pelo hit "A Love Like Blood", de 1985.

::Lynyrd Skynyrd - Legendária banda de rock do sul dos EUA. Três de seus integrantes morreram num acidente de avião, em 1977.

::Nick Cave and The Bad Seeds - Cantor australiano idolatrado por góticos pós-punk dos anos 80.

::Mercyful Fate - Quinteto dinamarquês liderado pelo cantor King Diamond, que acolheu o Metallica em sua terra para a gravação de Ride The Lightning, disco de 1984.

::Sweet Savage - Grupo hard rock farofa de Los Angeles, existiu entre 1984 e 89.

::Misfits - Grupo dos anos 80 liderado pelo cantor americano Glenn Danzig, de grande influência no punk atual.

::Diamond Head - Surgiu na "nova onda do metal britânico" do início dos anos 80.

::Queen - O grupo de Freddie Mercury e de Brian May é lembrado por "Stone Cold Crazy", um de seus rocks mais sólidos.

(A Maior Banda Cover do Mundo, Bizz # 161, dezembro de 1998; texto de autoria de Daniel Oliveira)