sábado, novembro 12, 2005

QUEENS OF THE STONE AGE – SONGS FOR THE DEAF (Universal)
Image hosted by Photobucket.com
Caro colega, leia com atenção: este é o melhor álbum de rock’n’roll de verdade de 2002. Apenas para justificar, não estou levando em conta Foo Fighters ou Hellacopters. Assim, falemos do QOTSA.
Stoner rock ou Stoner metal, seja lá o nome que você quer usar, o terceiro disco da banda é um chute no saco que não tenho. Josh Homme e Nick Oliveri formam o time com o Foo Fighter Dave Grohl na bateria e o ex-Screaming Trees Mark Lanegan nos vocais em várias faixas.
Feche a porta e escute este álbum no volume 10. Introduções que são falas de DJ’s, barulhos de rádio, canais mudando.
Josh Homme assume os vocais em “No One Knows” e “First It Giveth”. Na música mais sabbathiana do álbum, “A Song For The Dead”, Dave Grohl está maravilhosamente bem, adicionando batidas poderosas, complexas e rápidas a guitarras ácidas. Tudo isso com Mark Lanegan nos vocais pressurizados.
“Six Shooter” tem direito ao theremin de Alain Johannes em punk cuspido por Oliveri. “Go With The Flow” é uma das meilhores do álbum. Vocais melódicos com instrumental pesado.
A banda ao volante deste carro dirige rápido, não tem medo do que há pela frente. A estrada é longa, o percurso, sinuoso. Tentei procurar algo parecido em minha coleção de metal setentista – talvez Sabbath, com seu peso e roupagem sombria, Led, com seus vocais e guitarras acústicas.
A edição nacional traz ainda “Everybody’s Gonna Be Happy”, cover do Kinks. É a cereja em cima do bolo.

(Texto de autoria de Sylvie Piccolotto, e publicado originalmente na Zero #4, em 2002)

Nenhum comentário: