THE BEATLES, THE BEATLES (ÁLBUM BRANCO) (Apple/EMI)O velho preconceito da crítica ensina que os Beatles erraram a mão neste disco e que ele deveria ser um álbum simples. Passados trinta anos de seu lançamento, The Beatles (no Brasil, conhecido como Álbum Branco) é relançado com capa e encarte originais – e sua avaliação é mais do que oportuna.
A obra é uma bela coleção de rocks básicos (“Back In The U.S.S.R.”, “Revolution”), baladas (“I Will”, “Blackbird”, “Julia”) e o disco em que George Harrison definitivamente acerta a mão como compositor (“Piggies”, “Good Night” e “While My Guitar Gently Weeps”, com solo de guitarra de Eric Clapton). E se Harrison está em boa forma, John Lennon e Paul McCartney também não ficam atrás (Ringo Starr é café-com-leite): enquanto o primeiro chafurda classe na lama blue (“Yer Blues”), e na paródia (“Glass Onion”, que ironiza os beatlemaníacos que procuram “segredos” nos álbuns do quarteto, “Sexy Sadie” e “Everybody’s Got Something To Hide Except Me And My Monkey”, que acaba com a reputação do “filósofo” oriental Maharishi), Paul brilha no protometal “Helter Skelter”. Um disco básico.Sérgio Martins
domingo, julho 31, 2005
CRÍTICAS DA BIZZ
Continuando minha missão pessoal de trazer velhos textos publicados na BIZZ, e também servindo de contagem regressiva para a volta da revista, trago agora a crítica do chamado “Álbum Branco” (ou “White Album”), dos Beatles, disco do finalzinho de 1968, e que, por ocasião de sua reedição em CD, mereceu um texto na seção de lançamentos da BIZZ, em sua edição de janeiro de 1999. O “Álbum Branco” está entre os meus favoritos dos Fab Four. Devido a maior participação do George Harrison, autor de “While My Guitar Gently Weeps”, “Piggies”, “Long Long Long” e “Savoy Truffle”, o disco ganha muito em qualidade. A dupla Lennon & McCartney, no entanto, traz também suas pérolas, como “Sexy Sadie”, “Helter Skelter”, um quase heavy metal (e, anos mais tarde, o Butch Vig, produtor de Nevermind do Nirvana e atual batera do Garbage, afirmou que a música foi o primeiro grunge feito!), “Dear Prudence”, “Julia”, entre outras. Para finalizar essa introdução, duas coisinhas: no texto da revista é dito que “Good Night” é de autoria de Harrison, mas segundo o encarte do álbum, ela é de Lennon e McCartney (confio mais no encarte); como deixei o texto do jeito que foi publicado, e lá diz que o álbum foi lançado há 30 anos, some mais 7 e teremos hoje 37 anos, ok? Então vamos lá:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Olá, Erick! Respondendo sua pergunta, a Luca HQ parece ser bastante confiável. Palavra do meu amigo L.C. Logan, do blog Mercenários X. Ele é de Sc e comprou sua Enciclopédia Marvel com eles. Disse que eles dão a maior atenção, despacham rápido e o frete não custa os olhos da cara. Boa compra! Um abraço.
Sweet blog! I found it while surfing around on Yahoo News.
Do you have any suggestions on how to get listed in Yahoo News?
I've been trying for a while but I never seem to get there! Thank you
Here is my web blog; anti cellulite treatment
Postar um comentário