quinta-feira, janeiro 05, 2006

MELHORES FILMES VISTOS EM 2005

A idéia era a seguinte: dos pouco mais de 100 filmes que vi durante o ano passado, escolheria os 10 melhores. Inicialmente exclui aqueles que já tinha visto antes (como a trilogia De Volta Para O Futuro, Detroit Rock City e Alta Fidelidade, que entrariam fácil em qualquer lista), só valia então os que vi pela primeira vez em 2005. Depois disso escolhi os 25 filmes que mais se destacaram. Destes tiraria 10. Mas não deu, acabei ficando com quinze. Quinze filmes que não podiam ficar de fora da lista por vários motivos, mas basicamente por serem bons pra cacete. A lista final está logo abaixo. A ordem em que se encontram não indica a ordem de preferência. Se foi difícil escolhê-los, imagine colocar na ordem de preferência. Se fizesse isso, iria editar este post uma mil vezes, e não me contentaria nunca. Bem, chega de enrolação, vamos a ela:

Batman Begins – Christian Bale reencarna o Cavaleiro das Trevas magistralmente nesta que é uma das melhores adaptações de uma HQ feita para o cinema. A direção é do excelente Christopher Nolan , que deve ter lido muito atentamente a Batman Ano Um.
Antes Do Pôr-Do-Sol – Ethan Hawke e Julie Delpie se encontram 9 anos depois e passam 80 minutos conversando pelas ruas de Paris. Ótima continuação de Antes do Amanhecer.
Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças – Kate Winslet vai a uma clínica para tirar Jim Carrey da cabeça. Jim faz o mesmo, mas desiste no meio do tratamento, começando uma viagem surreal para tentar guardá-la em algum lugar da sua memória.
Closer - Perto Demais – Julia Roberts, Jude Law, Natalie Portman e Clive Owen passam o filme conversando sobre seus relacionamentos neste belo trabalho do diretor Mike Nichols.
Dogville – Nicole Kidman sofre horrores nas mãos da população de uma pequena cidade americana para ser aceita pelos próprios. Dirigido por Lars Von Trier.
Os Vigaristas – Nicolas Cage é um vigarista cheio de fobias que ganha a vida com os golpes que pratica ao lado de Sam Rockwell, até que uma filha que não conhecia entrar na história.
Círculo De Fogo – Jude Law vive um soldado russo durante a 2ª Guerra e torna-se uma lenda devido a sua eficiência no campo de batalha. Atenção para a cena de amor entre Rachel Weiss e ele, uma das mais belas e dramáticas já filmadas.
La Strada – Anthony Quinn é um artista de circo que viaja por uma Itália incrivelmente pobre ao lado de Giulietta Masina neste clássico de Federico Fellini.
Kill Bill vol. 1 & 2 – Quentin Tarantino faz uma verdadeira salada pop e reinventa os gêneros Kung Fu e Western. Uma Thurman como a noiva vingativa está excelente. A bela trilha sonora é um caso a parte. Já deve ser tema de monografia em faculdades por aí.
O Lenhador – Kevin Bacon é um pedófilo que acaba de cumprir 12 anos de prisão e tenta retomar sua vida, apesar das tentações diárias, do detetive que está sempre lhe vigiando e da desconfiança dos colegas de trabalho.
Colateral – Tom Cruise vive um assassino de aluguel que seqüestra o taxista interpretado por Jamie Foxx para ajudá-lo a realizar uma série de assassinatos neste filme de Michael Mann.
Uma Amizade Sem Fronteiras – Omar Sharif é um mulçumano dono de uma mercearia na Paris dos anos 60 que faz uma amizade com um garoto judeu de 13 anos que foi abandonado pelo pai.
Os Sonhadores – Três jovens passam os dias num apartamento, conversando, bebendo e transando, enquanto as ruas de Paris pegam fogo devido às manifestações da população descontente com o governo, neste filme de Bertolucci.
Les Corps Impatients – A namorada com câncer. O que fazer, ficar ao lado dela ou partir para outra ? Ou um pouco das duas coisas? Comovente filme francês.

Nenhum comentário: