quarta-feira, dezembro 28, 2005

ANTES DO PÔR-DO-SOL

Image hosted by Photobucket.com
Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy), ele um americano, ela uma francesa, se conhecem durante uma viagem de trem pela Europa. Antes de prosseguir em viagem, ambos resolvem ficar em Viena, capital da Áustria, por uma noite,. Eles então passam a noite andando pela belíssima cidade, onde se apaixonam. Ao amanhecer, os dois se despedem. Ele volta para a América enquanto ela ruma para Paris, mas não antes de prometerem um ao outro de se encontrarem na mesma Viena seis meses depois. Basicamente este é um resumo do filme Antes do Amanhecer, de 1995.
Corta para 9 anos depois. Jessé encontra-se em Paris para divulgar um livro de sua autoria, onde conta os acontecimentos daquela noite mágica. Enquanto responde perguntas dos jornalistas, olha de lado e vê Celine. Começa a partir daí uma conversa de 80 minutos entre os dois (mostrada em tempo real) pelas ruas de Paris. Os personagens envelheceram, eles não são mais tão inocentes como antigamente, ambos exibem uma certa melancolia. No papo dos dois é revelado o que aconteceu neste intervalo de 9 anos. E aí, eles se encontraram 6 meses depois da noite em Viena? Estão juntos até hoje? Ou cada um seguiu seu caminho? Não sou eu que vou estragar a surpresa, veja por si mesmo em Antes do Pôr-Do-Sol.
O casal principal de atores está primoroso, mostrando uma sintonia perfeita, rara de se ver hoje em dia no cinema. Aliás, os dois tiveram uma participação no roteiro, juntos com o diretor Richard Linklater, deixando suas atuações ainda mais críveis. Filmado em apenas 15 dias, com o orçamento de 10 milhões de dólares (uma ninharia hoje em dia), o filme é excelente, um verdadeiro tratado sobre o amor. Uma ótima pedida para quem quer uma alternativa à essas comédias românticas horrorosas que infestam as locadoras.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu tenho que assistir esses dois filmes.

Anônimo disse...

eduardo cyrillo disse:esse tipo de filme é uma merdaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!