domingo, agosto 21, 2005

REVOLUÇÃO INTERNA

Image hosted by Photobucket.com
Meio sem querer, o selo Wildstorm garante ousadia no universo DC

A Marvel vendeu a idéia de que está mudando a cara dos super-heróis com a série Ultimate. Conversa fiada. Os supers mais cool do momento são do universo Wildstorm, um selo da DC presidido pelo Jim Lee. No comando de sua própria companhia, Lee saiu à caça de bons roteiristas. De cara, levou Alan Moore. O escocês Warren Ellis veio na cola e criou os maiores sucessos da casa: The Authority e Planetary. O 1º é inspirado em Watchmen. Um grupo de heróis violentos e arrogantes decide tomar conta do mundo – quer o mundo goste disso ou não. Mark Millar assumiu o título depois de Ellis e transformou a série numa campeã de venda.
Planetary, que continua nas mãos de Ellis, é tudo o que um gibi deve ser: surpreendente, inteligente e divertido. Três aventureiros desvendam teorias conspiratórias enquanto combatem os verdadeiros donos do mundo, conhecidos como The Four (uma versão cruel do Quarteto Fantástico). É um mix de cultura pop. Numa das aventuras, eles visitam uma base militar abandonada no deserto americano onde foram realizadas experiências com dissidentes do macarthismo. Tudo o que você pensava que era roteiro de filme B (mulheres gigantes, cérebros vivendo fora do corpo) teria sido verdade.
A série Stormwatch, escrita por Micah Ian Wright, começou fraca, mas pegou no tranco. O grupo é uma força tarefa da ONU para perseguir supercriminosos. Numa aventura, o pessoal é contratado por um descendente de Jesus Cristo para eliminar um outro parente da mesma linhagem. Santini, o casca-grossa que lidera o grupo, liquida os dois.
Wildcats Version 3.0, de Joe Casey e Dustin Nguyen, é, de longe, o mais radical. Quando surgiu nos anos 90, Wildcats era um sub-X-Men. A versão atual não é nada disso. Spartan, o líder, decide que a melhor maneira de mudar o mundo é por meio das corporações. Ele cria uma multinacional chamada Halo e enche o planeta de produtos miraculosos. Você nunca viu um quadrinho de super-herói como esse.
Um dos mais novos filhotes do Wildstorm é Sleeper, de Ed Brubaker e Sean Phillips. É a história de Holden Carver, agente secreto infiltrado numa organização criminosa. O problema é que o único homem que sabe que Carver está do lado dos mocinhos é seu chefe, que, por coincidência, está em coma.
Assim como a Marvel nos anos 60, o universo Wildstorm está reinventando os super-heróis. Não deve ser só coincidência Stan e Jim terem o mesmo sobrenome.
Texto de autoria de Edson Aran, e publicado na revista Hype.

Nenhum comentário: