sábado, agosto 27, 2005

ACÚSTICO MTV ULTRAJE A RIGOR

Ok, vamos deixar de lado o fato de que este é mais um acústico de uma banda decadente dos anos 80, tentando recapitular o sucesso de outrora com versões de antigas canções e faturar uma boa grana. Vamos fazer de conta que nossos ouvidos não serão martelados com a execução maciça nas rádios jabajeiras, que faria até músicas dos Beatles soarem enjoativas. Vamos fingir que a banda não irá fazer uma turnê chatíssima no formato “unplugged” que irá durar uma eternidade e passará por diversar localidades (até naquele famoso rodeio). Vamos analisar apenas as músicas, depois de assistir o especial apenas uma vez, ok? Ok.
Então... Gostei muito do acústico. Banda afiadíssima, bons arranjos, o Bacalhau fazendo miséria na bateria, não caíram na armadilha de chamar convidados “nada a ver”, não encheram a paciência da platéia com um montão de músicas inéditas (música nova é pra disco de estúdio, não é verdade?) nem colocaram instrumentos esquisitos. Repertório equilibrado, com uma boa combinação dos sucessos dos anos 80 com sons mais recentes, sem parecer uma banda cover de si própria.
Mas nem tudo é perfeito. A versão de “I Can’t Explain”, do The Who, foi um ponto negativo. Aliás, deveria ser proibido fazer cover de clássicos absolutos do rock, como é o caso dessa música do The Who. Mas pelo menos ficou melhor que a versão que o Ira! gravou anos atrás, que tinha uma levada techno que deve ter feito o Keith Moon querer se levantar da cova e matar os responsáveis pela atrocidade. Também achei desnecessária aquela orquestra durante “Nós Vamos Invadir Sua Praia”, não acrescentou nada de interessante. Algumas músicas fizeram falta: “Eu Me Amo” e “Rebelde Sem Causa” são dois exemplos. Mas no final das contas, entre erros e acertos, o saldo foi positivo, merecendo um lugar de destaque entre a infindável série de acústicos da MTV brasileira. E o Roger tem crédito na praça.

Nenhum comentário: