sábado, outubro 21, 2006

DOSSIÊ - CRISE NAS INFINITAS TERRAS

(texto extraído da revista Mundo Super Heróis)
Photobucket - Video and Image Hosting
Crise nas Infinitas Terras foi uma série em quadrinhos que renovou o universo relacionado ao Superman e outros personagens da DC. Lançada em 1985, Crise tinha um objetivo ousado: recriar todo o universo DC, tornando-o mais moderno, simples e de fácil acesso aos novos leitores. A preocupação era válida. Em meados dos anos 80, a cronologia dos personagens da editora, incluindo o Superman, era extremamente confusa, fruto das milhares de HQs publicadas ao longo de quase 50 anos. O dia-a-dia dos personagens era pouco coerente e, como eles se relacionavam em uma infinidade de universos paralelos, ficou impossível organizar uma cronologia acessível a um leitor mediano.
Sinta o drama: havia uma versão diferente dos principais personagens da DC divididos na Terra 1, Terra 2, Terra X e por aí vai. O Superman, por exemplo, era jovem na Terra 1, velho e casado na Terra 2 e vilão na Terra 3. Para piorar, as viagens dos personagens entre esses universos eram comuns
Coube ao escritor Marv Wolfman e o desenhista George Pérez botarem ordem na casa, com a criação de Crise nas Infinitas Terras. Na trama, as Terras são ameaçadas pelo vilão Antimonitor, o governante do universo da antimatéria que pretende destruir vários mundos e absolver sua energia. Os heróis das várias terras unem-se e vários deles são mortos. Alguns do primeiro escalão da DC, como a Supergirl e o Flash. Durante as 12 edições de Crise só restou uma Terra, resultado da mescla de todas as outras. Muitos personagens tiveram suas revistas recomeçadas do zero e ganharam uma nova origem mais moderna. No caso do Superman, essa tarefa coube ao talentoso quadrinista John Byrne. Infelizmente, a faxina editorial não foi perfeita e alguns personagens continuaram do ponto onde estavam antes da Crise. Com isso, as histórias permaneceram confusas e a situação só melhorou em 2006, com Crise Infinita, outra série que é continuação direta da Crise original.

3 comentários:

Anônimo disse...

O fato a ser lamentado é a retomada da Terra 2 (segundo spoilers que estão circulando). Parece que vão jogar mais uma vez o excelente trabalho feito nos anos 80 pela DC no lixo.

Anônimo disse...

Clássico absoluto das HQs.

Luwig disse...

Indo contra a maré... Nunca vi com bons olhos a 'Crise nas Infinitas Terras'. Acho que no fim ela deixou mais "buracos" que "remendos', sem falar que a 'Era de Prata' tinha seu valor, tanto que esporadicamente é revisitada por outros autores com envergadura moral maior que Wolfman. Só pra citar, 'G. Morrison' em All-Star Superman; Alan Moore em Tom Strong e Warren Ellis em Planetary.

Faço essa pergunta a todo mundo que endeusa a 'Crise' original:

"Por que Wally West tem em suas recordações a morte de Barry Allen na Crise nas Infinitas Terras e Clark Kent não tenha a mesma com Kara? Se o ‘Road Movie’ de Ollie e Hal se deu durante o período ‘Pré-Crise’, por que os dois têm lembranças dessa época?"

Mistérios da Meia-Noite...