domingo, outubro 09, 2005

OS 10 ARTISTAS MAIS CHATOS DA HISTÓRIA

(texto de André Barcinski)

10- Engenheiros do Hawaii
Responda rápido: qual o título do próximo disco dos Engenheiros:
a) Paralelas que se cruzam
b) Clara escuridão
c) Negra claridade
d) O Buda é brocha
e) Nenhuma das respostas acima, mas todas são boas opções

9- Bob Dylan
Ok, eu sei, o cara é importante pacas, influenciou meio mundo, escreveu altas letras... Mais tem coisa mais chata que ouvir o clone do Vincent Price cantando letras quilométricas com aquela voz fanhosa? Dylan também deslanchou a onda de “trovadores urbanos” (Springsteen, etc.), e é culpado por boa parte do comércio de gaitas no mundo.

8- Yngwie Malmsteen
Inclua aí Steve Vai, Joe Satriani, e todo guitarrista com seis braços e trinta dedos em cada mão.

7- Queen
Agora mais de uma década depois do fim da banda, podemos olhar em retrospecto e analisar com mais clareza: como era ruim aquilo!

6- Sting
O rapaz até que começou bem, no Police. Mais logo começou a se levar a sério, gravou discos com jazzistas, virou amigo do Raoni e pôs na cabeça que precisava nos salvar. Nunca mais fez uma música que prestasse, e hoje é trilha sonora de reunião de yuppie.

5- Jamiroquai
Quem imita pior o Stevie Wonder? O cantor do Jamiroquai ou o ruivo mala do Simply Red? Funk branco da pior espécie, para dançar em cruzeiros ou festas da “firma”.

4- Rush
Todos tocam muito, e a bateria do sujeito dá para abrigar uma família de doze pessoas, morando embaixo dos tontoms. Mas não basta. É como gostar de futebol e ser obrigado a assistir um campeonato de embaixadinhas.

3- Chico César, Zeca Baleiro e os Neotropicalistas
Eles conseguiram: pegaram um som que já era datado nos anos 70, e adaptaram essa velharia para o século 21. O resultado é um neo-atraso de vida, uma música que consegue soar mais velha e ultrapassada que aquela que a inspirou.

2- Patti Smith
Outra mala na linha Bob Dylan: tão influente quanto chata. Tem aquele ar maternal de quem está sempre dando lição de vida, de quem sabe tudo, viu tudo. E costuma parar os shows para ler poesia – não que alguém preste atenção...

1- Carlinhos Brown
É campeão! É campeão! Carlinhos é realmente um fenômeno; ele tem o verdadeiro toque de Mi(r)das: foi só botarem o sujeito em Velocidade Máxima 2, que o prejuízo chegou a 40 milhões de dólares; bastou o Sepultura convidá-lo para tocar num disco para a banda rachar ao meio! Fica a pergunta: quantos discos os Tribalistas teriam vendido se Carlinhos NÃO estivesse no grupo?

3 comentários:

Anônimo disse...

Sejamos honestos, essa galera da Bizz tinha umas polêmicas baratas que enchiam o saco. Eu discordo frontalmente da inclusão do Queen, por exemplo.

Paranoid Android disse...

Marlo, na verdade esse texto foi publicado na Hype, no ano passado. E tb discordo de algumas coisas, como o Queen, q acho uma puta banda. Mas eu coloquei o texto p/ provocar polemica msm, hehehe. E vamo atualizar o Gotham City, né meu?! Abraço.

Anônimo disse...

Na falta do que fazer, vem uns caras botar banca com listas de coisinhas que ele acha interessante. Chico César é chato? Ok, concordo. Mas tem uma pá de gente ali que o cara só colocou pra parecer diferentão...