domingo, novembro 18, 2012

TRAINSPOTTING




Olá, galera! Voltei para fazer mais um crítica, dessa vez sobre o filme Trainspotting. Sendo bem direto, esse filme pode ser definido em três coisas: "Sexo, drogas e música eletrônica". Eu já podia parar por aí, mas ficaria com a consciência pesada por fazer algo tão pobre. Então vamos lá.

Trainspotting conta a história de um grupo de jovens de Edimburgo nos anos 90, tudo no ponto de vista de "Rent-Boy" Renton, um cara viciado em heroína, que por mais que tente largar o vício, sempre acaba voltando pra tomar outro "baque". Tudo gira em torno dele e dos seus amigos, mas essa amizade pode acabar destruindo-os. Toda a história do filme é embalada por música eletrônica, o que acaba dando um ritmo ainda mais frenético à película.

O começo do filme já define bem o que vai rolar dali pra frente: Batida acelerada de música eletrônica, correria e Renton falando em off (não vou dizer o que ele fala, assistam), discurso esse que me lembrou um pouco o começo de Clube da Luta. Mesmo que o filme seja em sua maioria concentrado em Renton, tambem há destaque para outros bons personagens do filme: Spud, um cara que vive "noiado" e que enfrenta problemas com sua namorada, Sick Boy, que seria o "líder" desse grupo de amigos;, Franco Begbie, um cara esquentado que vive se metendo em briga e outros personagens que ficam em segundo plano, mas que ainda são bem marcantes. 

As atuações do filme são muito boas, e cada personagem deixa sua marca e tem sua personalidade exposta de uma forma que não dá pra confundir um personagem com outro, ou mesmo dizer que são personagens rasos. A trilha sonora é excelente, e mesmo que eu não goste muito de música eletrônica devo admitir que Trainspotting não seria o mesmo sem essa excelente trilha sonora. Danny Boyle fez um excelente trabalho, mostrando de uma forma bem crua (no bom sentido) como é a vida de jovens amigos que compartilham o mesmo vício, e como isso afeta a vida de cada um, transformando-os em pessoas completamente diferentes.

O filme é realmente muito bom, contado de uma forma que mesmo com toda a rapidez do filme, é simples de entender. Recomendo muito Trainspotting, é diversão da melhor qualidade!



Nenhum comentário: