domingo, maio 25, 2008

AU REVOIR, GUGA

Photobucket


O ano era 1997, num domingo parecido como esse, no comecinho de junho. Eu não entendia nada de tênis. Não sabia o que era break point, dupla falta, primeiro e segundo serviço, não entendia a contagem de pontos, nada disso. Mas estava lá, olhos na telinha na extinta Rede Manchete, para ver, e torcer por, um brasileiro chamado Gustavo Kuerten (ou simplesmente Guga) na final de Roland Garros, um dos quatro Grand Slams do esporte, e com certeza o mais charmoso deles, e que a partir daquele dia, teria um gostinho especial para nós brasileiros. O inesperado por muitos aconteceu, e Guga, na época apenas o nº 66 do ranking, venceu seu primeiro, de três, título no saibro de Paris.
Aquela seria a primeira de muitas alegrias que o Manezinho de Florianópolis nos traria. De repente o domingo não era mais o dia de ver brasileiro no pódio da Fórmula 1, mas sim o dia de ver nosso Guga na final de mais um torneio. No total foram 20 títulos. Além do tri em Roland Garros, foram 5 Master Series e uma Master Cup, só citando os mais importantes. Ele ainda ficou por 44 semanas no topo do ranking da ATP e ganhou quase 15 milhões de dólares só em premiação.
Hoje, agora há pouco, Kuerten voltou ao solo sagrado de Roland Garros para sua despedida oficial do tênis profissional. Ele enfrentou Paul-Henri Mathieu, jogador francês. Mas quem parecia que jogava em casa era o brasileiro, tamanha a torcida a seu favor. Muito querido por lá, e sabendo da ocasião especial, a maioria dos franceses não pensou duas vezes e torceu pelo Guga. A derrota, esperada, veio, por 3 sets a 0 veio. Mas o placar foi o que menos importou. O que conta é que, apesar das limitações físicas, pudemos ver nosso velho amigo uma última vez, conseguindo vez ou outra aplicar bem seus golpes, com bons saques, dando aquelas espetaculares paralelas de esquerda, deixadinhas e aproveitando cada momento na quadra que lhe deu tantas glórias.
Após a partida, a organização prestou uma homenagem ao brasileiro, entregando-lhe um troféu. Depois Guga falou em francês, claramente emocionado, agradeceu a todos e destacou a importância do Torneio, dizendo que Roland Garros era sua vida, seu amor, sendo aplaudido por todos no local. Parabéns, Guga. Obrigado por todas as alegrias. Obrigado por me tornar um fã incondicional desse esporte sensacional que é o tênis. Vamos sentir sua falta...