quinta-feira, maio 01, 2008

20 DISCOS QUE MUDARAM O MUNDO pt.18

(texto extraído da revista ZERO nº 8)

MARVIN GAYE
WHAT’S GOING ON
Photobucket

Lançamento: 21 de maio de 1971
Nas paradas: nº 6 na lista Pop da Billboard
Algumas influências: Sam Cooke, Nat King Cole, Smokey Robinson, Ray Charles, Martin Luther King
Alguns influenciados: Jackson 5, Maxwell, The Style Council, D’Angelo, Alicia Keys

Um libelo a favor da paz. Assim podemos descrever a obra-prima da soul music americana, What’s Going On. Escrito através dos olhos e pensamentos de seu irmão mais velho, Frankie (um veterano da guerra do Vietnã), as nove canções do álbum pretendiam contar as expectativas e o mundo surgidos após uma experiência tão traumática como a guerra. E consegue com louvor. Excluindo a canção título, o álbum foi gravado em apenas 10 dias e vendeu mais de 8 milhões de cópias.
Gaye foi também um dos primeiros artistas americanos a tocar na ferida do preconceito racial. Teve a coragem de usar todo o seu lirismo e engajamento poético para apoiar causas importantes, como o meio ambiente (“Mercy Mercy Me (The Ecology)”), as crianças (“Save The Children”), além das já citadas anteriormente. Deixou o sexo de lado nas letras que compôs, cultivou uma barba na cara limpa de sex simbol, engordou um bocado, jogou fora seus ternos e entrou em depressão. Como um típico músico de blues, alcançou a maior inspiração da sua vida num momento difícil, e fez história.


Efeitos no Brasil: Não só Marvin Gaye, mas todo o soul da Motown (selo independente de Detroit especializado em black music) influenciou diretamente o gênero no Brasil. O funk brasileiro afirmou-se com o movimento Black Rio, que contava com a participação de músicos como Cassiano, Gerson King Combo e Dom Salvador. Tim Maia e Hyldon foram outros dois nomes que colocaram um sucesso atrás do outro na década de 70.
Enquanto isso...: O T-Rex lidera as paradas inglesas com “Hot Love”. Nos EUA, o topo fica com o Three Dog Net e sua “Joy To The World”. Morrem Louis Armstrong e Jim Morrison.