quinta-feira, abril 24, 2008

DUFFY - A BOLA DA VEZ

Photobucket

Esses primeiros meses de 2008 têm reservado boas surpresas no campo da música. CD novo do Portishead depois de uma década de espera, Michael Stipe e seu REM voltando a ser relevante, o Long Blondes lançando o temido segundo disco (e passando no teste), a volta do Black Crowes, Supergrass, mesmo longo dos holofotes, continua soltando seus petardos sonoros, entre outros acontecimentos musicais importantes.
Agora chega a vez de Duffy, uma galesa de apenas 23 anos, loirinha, mas com uma voz de diva, agitar mais ainda esse já movimentado ano. Seu debut, intitulado Rockferry, é a mais nova febre do Reino Unido, com o respeitoso número de 500 mil cópias vendidas apenas na primeira semana de lançamento. Além disso, o single “Mercy” é também um dos mais vendidos, sendo uma das músicas mais tocadas no velho continente atualmente.
Photobucket
Assim como manda a cartilha do pop dos anos 2000, o som da Duffy é bem retrô. Mas diferente de 99 % dos artistas de hoje, que buscam inspiração no pós-punk e na new wave dos anos 80, a galesa foi mais fundo na história e tem um som calcado na black music americana da década de 60, mais precisamente aquela produzida pela Motown em seus anos dourados, com influências também de duas inglesas dos tempos áureos, Dusty Springfield e Petula Clark.
Duffy (nome completo Aimee Anne Duffy) começou a tocar com diversas bandas, e acabou chamando a atenção da gravadora Rough Trade. O guitarrista do Suede, Bernard Butler, a ajudou a amadurecer seu som, também ajudando na composição de algumas músicas, entre elas “Rockferry”, a faixa-título que abre o álbum de estréia da cantora, lançado finalmente em 3 de março último. Destaques do álbum? “Mercy” (confira o vídeo abaixo e tente ficar parado), “Rockferry” e “Warwick Avenue”. Para ouvir agora!