terça-feira, maio 29, 2007

20 DISCOS QUE MUDARAM O MUNDO pt. 5

(texto extraído da revista ZERO nº 8)

RAMONES
RAMONES
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Lançamento: 28 de abril de 1976
Nas paradas: nº 111 dos álbuns pop de Billboard
Algumas influências: Beach Boys, Phil Spector, New York Dolls, The Stooges, Alice Cooper, The Ronnetes e HQs
Alguns influenciados: Sex Pistols, The Clash, Black Flag, The Cramps, Social Distortion, Green Day, Pearl Jam e tudo que leve o termo rock

“Hey ho, let’s go”. O verso cantado por Joey Ramone virou a senha para um mundo onde a música não necessitava de temas cabeça e duração acima dos dez minutos. O primeiro disco do quarteto de Nova York antecipou a explosão do punk na cidade. Foi gravado em apenas 17 dias e com um orçamento de US$ 6.400, valores baixíssimos pra época em que milhões de dólares e anos de estúdio eram gastos com bandas como o Fleetwood Mac – as primeiras demos gravadas foram apagadas, pois Joey, Johnny, Dee Dee e Tommy Ramone estavam muito chapados.
14 canções, três acordes, sem maiores pretensões e de uma ingenuidade rasteira, somam os 28 minutos e 52 segundos. O que foi gravado, basicamente, era o set do grupo no lendário CBGB’s de Nova York. Johnny usou uma guitarra que custou $ 50, enquanto Dee Dee e Tommy se viraram com o que tinham na frente. As letras refletiam o dia-a-dia de seus integrantes. “Judy Is a Punk” falava de dois fanáticos por Ramones, “Chain Saw” fazia referência ao filme O Massacre da Serra Elétrica, “53rd & 3rd” descrevia o local das prostitutas na Big Apple e assim por diante. O marco zero do movimento punk estava decretado.

Efeitos no Brasil: os ecos dos três acordes do Ramones só seriam escutados nos idos de 1978 e apenas no underground brasileiro. Grupos como AI-5, Lixomania e Restos de Nada romperiam o cabaço do gênero no país. Em 1982, o primeiro disco de punk brasileiro era lançado: Grito Suburbano, com participações de Inocentes, Cólera e Olho Seco.
Enquanto isso...: Paul Simon recebe o Grammy pelo álbum Still Crazy After All These Years. Bono Vox, The Edge, Larry Mullen Jr. e Adam Clayton formam a banda chamada Feedback, que mais tarde viraria U2. Dois sucessos do ABBA foram os singles mais executados nos EUA no ano: “Fernando” e “Dancing Queen”. Nas Olimpíadas de Montreal, a ginasta romena Nadia Comaneci encanta o mundo com a primeira nota 10 da história da competição. Morre o ex-presidente Juscelino Kubitschek. O Iron Maiden é formado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Coincidência escrota! eu to ouvindo esse disco agora mesmo. hehehe

Um dos melhores da história com certeza!