quinta-feira, fevereiro 16, 2006

LAW & ORDER: CRIMINAL INTENT

Image hosting by Photobucket
Já estava há algum tempo querendo falar sobre esta série, mas ia adiando, adiando... Mas agora vai!
Law & Order é uma das mais antigas séries da TV americana, com mais de 15 anos no ar. Tamanho é seu sucesso que começou a gerar franquias (assim como C.S.I. gerou C.S.I. Miami e C.S.I. New York). Law & Order: Criminal Intent é a terceira desta franquia (a segunda é Law & Order: Special Victims Unit, e ainda tem Law & Order: Trial By Jury, já cancelada), e está atualmente na sua quinta temporada, com cerca de 100 episódios produzidos. Nela é dada uma maior atenção ao lado psicológico dos crimes, mostrando o que há na mente dos criminosos, e é também neste sentido psicológico que os investigadores investem para solucionar os casos. A dupla de detetives Robert Goren e Alexandra Eames, interpretados respectivamente por Vincent D'Onofrio e Kathryn Erbe, são os protagonistas da série, que nesta atual temporada ganha a adição de mais dois detetives, Mike Logan (Chris Noth) e Carolyn Barek (Annabella Sciorra, belíssima), e cada dupla se reveza a cada episódio (exceto num episódio especial de 2 horas, exibido há pouco tempo no Brasil, onde os quatro trabalharam juntos).
O grande destaque é Vincent D'Onofrio, que dá o sangue em sua interpretação, dando uma profundidade ao seu personagem pouco vista em séries policiais. Uma curiosidade é que Chris Noth (você conhece ele como o Mr. Big de Sex & The City) retoma o personagem que ele mesmo interpretou na série original Law & Order, durante a primeira metade dos anos 90. Também não posso deixar de falar dos atores convidados que fazem os criminosos de cada episódio. A maior parte dele, apesar de não serem famosos, nós reconhecemos de um ou outro filme que vimos, e acabam fazendo um trabalho fantástico na série.
Cada episódio acaba com os detetives encurralando os suspeitos, que acabam confessando tudo, às vezes meio que sem perceber, graças a astúcia dos investigadores (e é exatamente nesta hora que D'Onofrio dá seu show particular), num roteiro que não fica devendo nada a melhor literatura do gênero. Law & Order: Criminal Intent pode não ter o hype de Lost ou Desperate Housewives, não é tão conhecida como E.R. ou C.S.I., mas é com certeza uma das melhores séries da atualidade.
Law & Order: Criminal Intent é exibida pelo Sony, nas sextas-feiras, às 21 horas (horário de Brasília).

Nenhum comentário: