terça-feira, julho 01, 2008

20 DISCOS QUE MUDARAM O MUNDO pt.20

(texto extraído da revista ZERO nº 8)


RED HOT CHILI PEPPERS
MOTHER’S MILK

Photobucket


Lançamento: 10 de agosto de 1989
Nas paradas: Nº 52 no Top 200 da Billboard
Algumas influências: George Clinton, Jimi Hendrix, Sylvester Stewart, Talking Heads, Black Flag, Bob Marley
Alguns influenciados: Primus, Faith No More, Sublime, Living Colour, Infectious Grooves, Mr. Bungle e... Detonautas


O que fazer quando o guitarrista de sua banda morre de overdose, o vocalista dá pinta de que terá o mesmo destino, o baterista tem um colapso nervoso e abandona o barco e o baixista resolve se dedicar a projetos paralelos? Pois foi dessa química que o Red Hot Chili Peppers extraiu Mother’s Milk.
Vamos aos nomes, então, para deixar as coisas mais claras. Um ano após a gravação de The Uplift Mofo Party Plan, disco que reforçou a fama do grupo, o guitarrista Hillel Slovak e o vocalista Anthony Kiedis começaram a pegar perigosamente pesado nas drogas - heroína, mais especificamente. Slovak morreu de overdose; Kiedis teve melhor sorte e o susto fez com que ele procurasse ajuda. Para o lugar de Slovak e de Jack Irons, baterista que abandonou as baquetas, Flea e Kiedis convocaram, respectivamente, John Frusciante, um prodígio de apenas 18 anos, e a locomotiva Chad Smith. O resultado da combinação dos quatro não poderia ser melhor - e foi com essa formação que o grupo pariu seus melhores trabalhos - o primeiro dos quatro foi Mother’s Milk.
O nome refletia o novo período, a desintoxicação das tragédias. E esse recomeço potencializou todas as possibilidades do grupo. O que era pesado ficou ainda mais - “Magic Johnson”, “Nobody Weird Like Me”, “Stone Cold Bush”, “Fire” (de Hendrix) e “Punk Rock Classic” - e o que era grooveado ganhou molejo ainda maior - “Good Time Boys”, “Subway To Venus”, “Johnny, Kick A Hole In The Sky” e “Higher Ground” (de Stevie Wonder).
Filhos do disco nascem aos montes ate hoje.

Efeitos no Brasil: O crossover da banda, na mistura de rock, metal, punk e funk, só foi entendido de verdade por aqui dois anos depois, quando o Faith No More estapeou quase 200 mil pessoas (e um número incontável de telespectadores da Globo) com uma apresentação impecável no Rock In Rio 2. Depois disso, o caminho ficou fácil para bandas como Raimundos e Chico Science colocarem um acento regional na mistura.
Enquanto isso...: Richard Marx (lembram-se dele?) embalava os corações em trilhas de novelas, como Top Model por aqui, com sua “Right Here Waiting”, enquanto as pistas bombavam com Jive Bunny & The Mastermixers com “Swing The Mood” e “That’s What I Like”.