segunda-feira, dezembro 17, 2007

NA TELA

A partir de hoje, uma vez por semana, postarei um texto sobre os filmes que vi nos sete últimos dias. Serão geralmente textos curtos, sem muitas firulas, basicamente apenas para vocês ficarem sabendo o que tenho visto, e para dar uma variada nos temas aqui do blog. Mas não esperem nada sobre filmes em cartaz nos cinemas ou o mais recente lançamento em DVD. Dificilmente vou ao cinema ou à locadora. Acompanho tudo nos canais de filmes da TV por assinatura, e mesmo assim não consigo dar conta de tanta coisa de qualidade que exibem. Bem, introdução feita, vamos aos filmes que vi na última semana:

Mais Estranho que a Ficção

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Filme interessantíssimo. Harold Crick é um fiscal da receita com uma vida pra lá de monótona. Até que um dia começa a ouvir uma voz feminina narrando sua vida. Quando essa voz diz que ele está prestes a morrer, começa uma corrida para descobrir quem está dentro de sua cabeça, ao mesmo tempo que ele recobra alguns prazeres da vida. Para quem curtiu os filmes de Charlie Kaufman (Quero ser John Malkovich, Adaptação) é um prato cheio. No elenco Will Ferrell, Emma Thompson e Dustin Hoffman.


Hora de Voltar

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Sou fã desse filmes low budget onde um mesmo cara roteiriza, dirige e é o protagonista. Dificilmente essa fórmula dá errado. E Zach Braff (o JD de Scrubs) faz tudo isso nessa pequena pérola cinematográfica. Apesar da falta de originalidade da trama (jovem em busca de auto-conhecimento volta a cidade natal para o enterro da mãe), a história é contada com uma sutileza rara em Hollywood. E ainda tem a gracinha da Natalie Portman, que sempre rouba a cena quando aparece.

Terapia do Amor

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Comédia romântica que foge um pouco do óbvio ao contar a história de um casal que tem a barreira da diferença de idade (ela tem 37, ele 23) e de religião entre eles, além do fato dele ser filho da psicóloga dela, que não curtiu muito essa idéia. A química entre Uma Thurman e Meryl Streep (sempre excelente) é o ponto alto da película. Ideal para se ver a dois.


Dogma

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Demorou, e muito, mas finalmente assisti ao polêmico filme de Kevin Smith. Polêmico porque trata de religião, ao mostrar a história de dois anjos que foram expulsos do paraíso e que farão de tudo para retornar, nem dando bola para o fato que isso pode causar o fim de toda a existência. Para evitar isso, uma equipe formada por uma descendente de Jesus, um apóstolo negro, uma musa e, claro, Jay e Silent Bob, onipresentes nos filmes do diretor (o Bob é vivido pelo próprio) está no encalço da dupla. Não chega ao brilho de O Balconista, Barrados no Shopping e Procura-se Amy, mas ainda vale muito a pena.


Os Infiltrados

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Scorsese voltou a boa forma nesse filme que levou quatro estatuetas na última cerimônia do Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição). E, diferente de outras edições da premiação (Shakespeare Apaixonado me vem logo a mente), o filme realmente mereceu todas elas. A trama mostra dois lados da moeda: um policial infiltrado na máfia e um criminoso infiltrado na polícia. Ótimas atuações de todo o elenco, destacando o trio principal, Jack Nicholson (é chover no molhado elogiar esse cara), Leonardo DiCaprio e Matt Damon.

Nenhum comentário: