quinta-feira, dezembro 20, 2007

20 DISCOS QUE MUDARAM O MUNDO pt.14

(texto extraído da revista ZERO nº 8, com adaptações)

THE STROKES
IS THIS IT

Photobucket

Lançamento: 27 de agosto de 2001
Nas paradas: Nº 33 no Top 200 da Billboard
Algumas influências: Velvet Underground, The Stooges, Television, The Kinks, The Fall, Jon Spencer Blues Explosion, brechós.
Alguns influenciados: Interpol, The Raveonettes, Yeah Yeah Yeahs, The Libertines, The Vines, Radio 4.


Como caçula desta seleta lista, tudo o que for falado dos Strokes não deve surpreender nem a sua avó. A primeira banda a ser disseminada de forma maciça pela internet conta com cinco meninos bem nascidos, com pinta de galãs e muitas mulheres em volta. Julian Casablancas (vocal) é filho de John Casablancas, dono da agência de modelos Elite. Fabrizio Moretti é brasileiro, filho de pai italiano e mãe brasileira. Aos quatro aninhos migrou para a terra do Tio Sam. Conheceu Julian no intervalo de suas aulas de escultura.
Em janeiro de 2001 saía o single Modern Age pela pequena gravadora Rough Trade, contendo além da própria “Modern Age”, duas pérolas: “Last Nite” e “Barely Legal”. o compacto foi escolhido como o single da semana pelo semanário inglês NME. Começava aí o fenômeno.
Antes de ser lançado, Is This It já era apontado como a salvação do rock. Os meninos eram motivo de editoriais e capa de todas as revistas de música e comportamento, da Faces à Rolling Stone.
Para o mercado norte-americano, a banda alterou a capa e retirou a canção “New York City Cops” devido aos ataques terroristas à cidade - o CD, lá, só saiu em setembro.

Efeitos no Brasil: A estética Strokes fisgou muita gente. É comum encontrar nas baladas sujeitos de terno, gravatinha e peruca com franja. Musicalmente, bandas como Cachorro Grande, Moptop e Feichecleres seguem estética e sonoridade similar.
Enquanto isso....: Morrem Joey Ramone (Ramones), George Harrison (Beatles), John Lee Hooker e Aaliyah. Terroristas atacam as torres gêmeas em Nova York, matando 2819 pessoas, no dia 11 de setembro. Napster é o nome mais comentado dentro da comunidade musical. O álbum mais vendido nos EUA é o da banda Linkin Park (Hybrid Theory), seguido de perto por Hotshot, de cantor Shaggy.

3 comentários:

Anônimo disse...

Preciso ouvir mais essa banda. Aliás, por onde eles andam? não lançaram mais nada.

Unknown disse...

Eduardo Cyrillo:BIG SHIT!!!!!

Marlo de Sousa disse...

Rapaz... pode ter feito estardalhaço e tal, mas nunca curti essa banda.