sábado, setembro 29, 2007

20 DISCOS QUE MUDARAM O MUNDO pt.10

(texto extraído da revista ZERO nº 8)


PUBLIC ENEMY
IT TAKES A NATION OF MILLIONS TO HOLD US BACK
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Lançamento: 20 de abril de 1988
Nas paradas: Nº 1 na lista R&B/Hip Hop da Billboard e nº 42 no Top 200
Algumas influências: Grandmaster Flash, Sly & the Family Stone, Run DMC, Funkadelic, Gil Scott-Herou
Alguns influenciados: Rage Against the Machine, 2 Pac, Ice Cube, Dr. Dre, Biohazard, Body Count

Assim como Spike Lee falou diretamente para a comunidade negra no cinema, o Public Enemy conseguiu musicar todos os anseios de uma parcela descontente em forma de samples e batidas desconcertantes. O grupo formado pelo habilidosíssimo e sinistro Chuck D nos vocais, Flavor Flav, de voz marcante, e o DJ Terminator X nas pick-ups pisou em território minado quando levou o discurso provocativo e revoltado para o rap.
Para confeccionar It Takes a Nation of Millions to Hold us Back, Terminator X sampleou mais de 150 músicas alheias, de gente como Miles Davis, Isaac Hayes e Slayer.
“Bring the Noise” é a primeira porrada que o ouvinte leva na cabeça. Hinos como “Don’t Believe the Hype” (título que acabou virando slogan à época) e “Prophehats of Rage” eram tão ou mais forte que qualquer discurso vindo das principais forças de oposição. O finado semanário inglês Melody Maker resumiu assim a obra: “Não é apenas um novo som, uma descoberta. É mais como ser atingido por um meteoro”.


Efeitos no Brasil: Sai o primeiro registro de rap no país. A coletânea Hip Hop Cultura da Rua (Eldorado) conta com as participações de Thaíde e DJ Hum (produzidos por Nasi e André Jung do Ira!), Código 13 e MC Jack, entre outros. No mesmo ano de1988, outra coletânea de nome Consciência Black revela um grupo de nome Racionais MC’s. Os discos de rap importados chegam pelas mãos das equipes que faziam os bailes soul, e dos discos e revistas que começaram a ser vendidos em lojas nas galerias da Rua 24 de Maio, e na estação de metrô São Bento e na praça Roosevelt, em São Paulo.
Enquanto isso...: Kylie Minogue figurava no topo da parada inglesa com “I Should Be So Lucky”. Na terra de Ronald Reagan, o sucesso maior era “Man In the Mirror”, de Michael Jackson. Morre o cantor Roy Orbison. No Brasil o seringueiro, sindicalista e ativista ambiental Chico Mendes é assassinado. É promulgada a oitava constituição do Brasil.

Nenhum comentário: