domingo, fevereiro 13, 2011

REAÇÕES PSICÓTICAS - LESTER BANGS

Todos devem conhecer o Lester Bangs por Quase Famosos. Na pele do ator Philip Seymour Hoffman, ele faz uma pequena participação no filme, aparecendo algumas vezes dando dicas ao protagonista. Mas Bangs foi bem mais do que uma nota de rodapé num filme sobre uma banda fictícia. Ele foi um dos maiores críticos musicais americanos, senão o maior, escrevendo para revistas como Rolling Stone, Creem e NME.

Reações Psicóticas é uma coletânea de textos de Bangs, publicados entre 1972 e 1980. O melhor deles é “Vamos Agora Louvar os Famosos Duendes da Morte”, sobre o Lou Reed. Nele, jornalista e artista, ambos chapadaços, passam praticamente o tempo inteiro da entrevista xingando um ao outro, tornando o texto antológico. Outros, como John Lennon, Iggy Pop – um dos favoritos do escritor –, Van Morrison, Kraftwerk e Elvis Presley abrilhantam o livro.

Infelizmente, Lester Bangs foi embora cedo, morrendo em 1982 em decorrência de uma overdose de medicamentos, quando tentava curar o vicio do álcool. Seria interessante ver sua opinião sobre o grunge, o britpop, as bandas que salvariam o rock nos anos 00 etc.

A nota negativa da edição nacional da Conrad é que ela traz apenas uma seleção dos textos publicados na edição gringa. Enquanto a edição americana tem mais de 400 páginas, a nossa nem chega às 150. Mais ainda assim vale a pena, nem que seja para servir de entrada no mundo do Lester Bangs.

Para terminar, as opiniões do Greil Marcus, editor original da antologia, e do Kurt Cobain sobre Lester, presentes no verso da edição nacional:

“Talvez o que este livro exija do leitor seja a disposição em aceitar que o maior escritor norte-americano tenha escrito apenas análises de discos.” Greil Marcus

“O que Lester Bangs escrevia me atingiu em cheio e me fez perceber que existia uma comunidade alternativa, com pessoas diferentes. Os textos dele me ajudaram a entrar em contato com pessoas como eu.” Kurt Cobain