segunda-feira, junho 28, 2010

THE BEATLES - WITH THE BEATLES

(texto publicado originalmente na revista ESPECIAL BRAVO! BEATLES; autoria de Sergio Martins)

Com mais dinheiro, George Martin se deu ao luxo de reservar os estúdios de Abbey Road de julho a outubro de 1963, périodo em que o segundo disco dos Beatles foi gravado. A ideia era seguir a mesma linha de Please Please Me. Metade das faixas era composta de covers, a outra metade, original dos Beatles. Só que agora, em vez do Brill Building, a inspiração veio da Motown. As canções de Lennon e McCartney também eram mais bem acabadas e menos derivativas, trazendo um inconfundível toque pessoal. All I've Got to Do, It Won't Be Long e Not a Second Time, todas de Lennon, eram persistentes e incisivas. Little Child era uma brincadeira R&B de John e Paul, com a gaita de Lennon fazendo a diferença. Já McCartney reciclou Hold Me Tight (rejeitada de Please Please Me) e também gravou All My Loving, canção cuja melodia podia agradar pessoas de 8 a 80. George Harrison timidamente saía do casulo e apareceu com sua primeira música em um álbum dos Beatles, chamada Don't Bother Me. John e Paul escreveram I Wanna Be Your Man especialmente para os Rolling Stones. Quando chegou a vez de os Beatles registrarem a canção, Ringo Starr ficou com os vocais e cantou com entusiasmo. Para não quebrar a regra, havia uma cover de um grupo de garotas (Devil in Her Heart, do The Donays), e uma regravação de um clássico de Chuck Berry (Roll Over Beethoven). E Paul novamente veio com uma canção oriunda do teatro musical. Desta vez era Till There Was You, de Meredith Wilson, da peça The Music Man. Os covers da Motown são bem acima da média, incluindo You Really Gotta a Hold on Me (Smokey Robinson & The Miracles), Please Mister Postman (The Marvelettes) e Money (That's What I Want) (Barrett Strong). Aqui, Lennon repetiu a dose de Please Please Me e simplesmente tornou sua uma canção que antes era identificada com outro artista. A capa do álbum foi obra de Robert Freeman. A foto do rosto dos Beatles, clicados como se fossem meia-lua, também se tornou clássica.

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