quarta-feira, fevereiro 03, 2010

RETALHOS

Acabei de passar por uma experiência maravilhosa. Não, não estou falando de sexo nem de minha última visita à Paris. Ontem terminei a leitura de Retalhos.

Craig Thompson, o autor da HQ (sim, estou falando de uma história em quadrinhos, ou como diria meu chefe, “revistinha”, argh!) teve uma infância e adolescência duríssimas, e resolveu contar essa fase de sua vida em forma de arte seqüencial. Nela Craig disseca sua vida numa cidadezinha de merda em Wisconsin, EUA, que parece eternamente coberta de neve. Nas quase 600 páginas do livro, ele fala de sua relação com seu irmão caçula, com seus pais, com seu primeiro amor adolescente e, principalmente, com Deus e a religião.

A fé é o fio que liga a trama. Com o passar do tempo, o pequeno Craig começa a questionar a religião e seus ensinamentos. Sofrendo de todos os tipos de infortúnios, sendo humilhado pelos colegas de escola e vítima de abuso sexual por parte de seu “babá”, Craig começa a ver sua religião com outros olhos, e parece que sua vida será apenas uma sucessão de decepções. Até conhecer Raina, seu primeiro amor e pela qual tem desejos não muito religiosos. O relacionamento dos dois é curto (quando ele a telefona apenas para falar “estou ligando para dizer adeus...”, putz) e acaba sendo apenas um ritual de passagem, quando ele reavalia sua vida, seus erros com o irmão, e, claro, sua fé.

É a história de um loser, um outsider, algo que sempre chamou minha atenção. Tudo isso é contado de forma magistral por Craig Thompson, com seus textos simples, mas verdadeiros, e seu traço detalhista e poético. De repente, Alan Moore não parece tão gênio assim...

2 comentários:

Anônimo disse...

porra, erick! mto bom!

Camile disse...

ele é um loser? uahaeuheaue