quarta-feira, junho 04, 2008

20 DISCOS QUE MUDARAM O MUNDO pt.19

(texto extraído da revista ZERO nº 8)


BOB MARLEY
CATCH A FIRE

Photobucket

Lançamento: 13 de abril de 1973
Nas paradas: nº 171 na lista Pop da Billboard
Algumas influências: Lee “Scratch” Perry, Desmond Dekker, Alton Ellis, Jimmy Cliff
Alguns influenciados: Black Uhuru, Peter Tosh, Ben Harper, Gilberto Gil, Rolling Stones, Red Hot Chili Peppers, The Clash

Bob Marley aparece num grande close levando um charro de maconha à boca entre os dedos. É quase possível escutar a mensagem “I’m rasta and I’m proud” a sair-lhe dos lábios junto da fumaça do trago.
Com Catch A Fire Bob Marley deu a própria cara à tapa pelo reggae - encarou a todos com um baseado de ponta a ponta na capa, gravou metade do disco na Jamaica e metade em Londres e conseguiu espalhar a fumaça do reggae pelo planeta.
O disco é a cartilha do reggae para a cena mundial. Com Catch A Fire, Marley pavimentou uma auto-estrada onde seus colegas de país e estilo Desmond Dekker, Alton Ellis e Jimmy Cliff tinham aberto um caminho a golpes de facão.
A obra é minimalista, o que valoriza mais as letras de protesto de Marley, onde escancara desde a pobreza moderna (“Concrete Jungle”) até as injustiças sofridas atualmente pelos negros numa analogia à escravidão (“Slave Driver”). Há espaço para o amor, também, como em “Stir It Up”.
Foi o disco que seduziu, por exemplo, Eric Clapton (que gravou “I Shot The Sheriff”, do disco seguinte de Marley, Burnin‘), e os Rolling Stones, que incluíram um reggae no álbum Black And Blue (“Cherry Oh Baby“, de Eric Donaldson), gravado, aliás, em parte, no Caribe.
Peter Tosh canta duas músicas - “400 Years” e “Stop The Train” -, que foram decisivas para que ele tomasse coragem e se lançasse em carreira solo. O racha, na verdade, foi maior - depois da gravação do disco seguinte, Bunny Wailer também decidiu abandonar os Wailers.

Efeitos no Brasil: O primeiro contato do Brasil com a música jamaicana aconteceu em 1968, quando Jimmy Cliff passou uma temporada no país e se apresentou no Festival Internacional da Canção. A primeira citação do gênero foi de Caetano Veloso, que narrava ter descido a Portobello Road (Londres) ao som de reggae.
Enquanto isso...: O sucesso do momento era “Killing Me Softly With This Song”, de Roberta Flack, que voltou à ativa com o filme About A Boy, em cena antológica de Hugh Grant.