sexta-feira, junho 29, 2007

20 DISCOS QUE MUDARAM O MUNDO pt. 6

(texto extraído da revista ZERO nº 8)

BLACK SABBATH
BLACK SABBATH

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Lançamento: 13 de fevereiro de 1970
Nas paradas: nº 23 dos álbuns pop da Billboard
Algumas influências: Jimi Hendrix, Howlin’ Wolf, Muddy Waters, Elvis Presley, magia negra
Alguns influenciados: Metallica, Soundgarden, Nebula, Alice in Chains, Queens of the Stone Age, Corrosion of Conformity


O que dizer de um álbum que tem no seu prólogo toques de sino, trovões e uma chuva devastadora, um riff assustador e a voz de Ozzy Osbourne clamando por perdão? Dessa maneira, quatro garotos de Birmingham, Inglaterra, fizeram história. O debute do Black Sabbath foi gravado em apenas três dias e custou insignificantes 600 libras.
John Michael Osbourne (vocal), Frank Anthony Iommi (guitarra), Terrence Michael Butler (baixo) e William Thomas Ward (bateria) haviam formado, dois anos antes, a banda de blues Polka Tulk. Por isso, não é de se estranhar que “The Wizard”, a segunda música do álbum, seja pontuada por uma gaita bem no estilo Howlin’ Wolf.
O baixo de Geezer Butler puxa N.I.B.. Algumas interpretações quanto ao nome da música, além da original “Nativity In Black” – “Name In Blood” e a mais chula: que a barba de Bill Ward parecia uma caneta da marca NIB.
A capa do primeiro play do Sabbath também suscitou dúvidas. Uns diziam que era o próprio Ozzy, outros que era a esposa de Bill Ward em seu campo de algodão e os mais inspirados, que era uma bruxa do mal. Na verdade, a moça da capa era simplesmente uma atriz contratada para as fotos.

Efeitos no Brasil: A influência do som pesado do Black Sabbath encontraria respostas em meados da década de 70. A música, poluída de nomes como Raul Seixas, Os Novos Baianos e Tutti-Frutti, no começo dos 70, recebeu o hard rock do Made In Brazil, A Patrulha do Espaço, O Peso e Bixo de Seda, instaurando a cena do rock pesado pela primeira vez no país.
Enquanto isso...: O futebol brasileiro se torna tricampeão mundial no México. Pelé se consolida como o rei do futebol. Tem início a construção da Rodovia Transamazônica. “Bridge Over Troubled Water”, de Simon & Garfunkel, e “Let It Be”, dos Beatles, dividem as paradas americanas de singles. Morrem Jimi Hendrix e Janis Joplin. Os Beatles se separam. Nascem Rivers Cuomo (Weezer) e Mariah Carey.

Nenhum comentário: