quinta-feira, março 29, 2007

20 DISCOS QUE MUDARAM O MUNDO pt. 3

(texto extraído da revista ZERO nº 8)

THE BEATLES
REVOLVER

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Lançamento: 5 de agosto de 1966
Nas paradas: nº 1 na lista de álbuns pop da Billboard
Algumas influências: Ravi Shankar, Fats Domino, Carls Perkins, Buddy Holly, Elvis Presley, Beach Boys
Alguns influenciados: todas as bandas que você conseguir imaginar

Eles já tinham atingido a maturidade musical com o disco anterior, Rubber Soul, mas o auge da combinação de composições econômicas, mas melodiosas, com experimentalismo e criatividade no estúdio foi alcançado com Revolver. Com ele, os Beatles criaram uma cartilha que todas as bandas teriam que passar a ler desde então.
John Lennon carrega nas viagens alucinógenas em “Doctor Robert”, inspirada em Robert Freyman, médico norte-americano que ganhou fama entre ricos e famosos com um coquetel de injeções de vitaminas e anfetaminas, no uso etéreo da guitarra de “And Your Bird Can Sing” e no sufoco de uma bad trip em “She Said She Said”, inspirada num encontro que teve com Peter Fonda, em que ele e George Harrison tomaram LSD. O místico John entra em cena com “Tomorrow Never Knows”, inspirada no Livro Tibetano dos Mortos.
Paul McCartney bebe da fonte de Stockhausen e John Cage e dá vazão ao experimentalismo com trechos sobrepostos e loops de tapes – confira o solo de guitarra ao contrário em “I’m Only Sleeping”.
E George marca definitivamente território como compositor, como em “Taxman” e “I Want To Tell You”. Flerta com a música indiana, levando pro Abbey Road a cítara (“Tomorrow Never Knows”) e na climática “Love You To”. O produtor George Martin completa o time com colagens sonoras aleatórias.
Uma semana depois do lançamento de Revolver – que era pra ser batizado “Beatles On Safari”, “Abracadabra” ou “Magic Circles” – os quatro fizeram a derradeira apresentação ao vivo no Candlestick Park, em Chicago.

Efeitos no Brasil: A tropicália e os Mutantes têm Revolver tatuado no DNA. E a ligação do grupo de Rita Lee e dos irmãos Batista com Gilberto Gil marcou a segunda revolução jovem da música brasileira.
Enquanto isso...: As paradas mundiais eram dominadas pelos Troggs. Na Inglaterra, o número 1 era “With A Girl Like You”, e nos EUA, “Wild Thing” assumia o topo. É o ano em que Pelé se machuca durante a Copa e o Brasil faz sua pior apresentação num Mundial, após o bicampeonato 58/62. Começa a Revolução Cultural na China.

Nenhum comentário: