domingo, abril 27, 2014

GAME OF THRONES - SEASON 1

Confesso que sempre fui um pouco preconceituoso com Game of Thrones. Faz quase 2 anos que eu resolvi dar uma chance a essa série, mas depois de alguns episódios (outrora entediantes) da primeira temporada, deixei a série de lado e me dediquei exclusivamente a Breaking Bad, a medíocre The Walking Dead e eventualmente alguma outra série menor.

Eis que Breaking Bad acaba, e eu, viúvo de Walt, Jesse e cia. resolvo voltar a assistir séries depois de uma certa abstinência. Após abandonar The Walking Dead começo True Detective (depois falo sobre essa excelente série), e ao fim dos 8 episódios da 1a temporada, mais uns dias pra digerir tudo aquilo foram necessários. 



Com a polêmica que a 4a temporada de Game of Thrones gerou, além da falta de um seriado para assistir, resolvo dar mais uma chance à principal série da HBO. E a reação foi totalmente diferente da primeira vez que eu assisti.

Toda a trama de GoT é absurdamente bem construída. Mesmo não chegando ao primor de Breaking Bad ou True Detective, é uma série bem complexa, cheia de ótimos personagens, e a forma com que cada um interage com a trama é sensacional. Com o tempo, nota-se que cada personagem ali é importante, e se até o momento não foi, certamente sua vez de mudar o rumo da história chegará. 

Voltando a comparar com Breaking Bad (é inevitável, desculpem), achei GoT menos ousada, mas é compreensível, pois como essa é a "série do povão" da HBO (assim como The Walking Dead é na AMC), a série precisa de uma certa acessibilidade, mesmo que as cenas de sexo e violência apareçam com certa frequência, e com uma produção tão rica, ângulos de câmera diferentes e peças deixadas durante a temporada para culminar em algo ao final não são coisas tão necessárias assim.

Se a série tem uma falha, seria o tempo que demora para engrenar. Enquanto BrBa e True Detective já mostram serviço no primeiro episódio, Game of Thrones só mostra algo realmente interessante e excitante no terceiro ou quarto episódio. É compreensível, afinal além de ser baseada em um livro, a trama é grandiosa, e tramas assim precisam de uma construção antes de engrenarem de vez.



Veredicto: GoT é uma série magnífica, pelo menos nessa primeira temporada. Sim, você vai amar alguns personagens, odiar outros com todo o coração, e cada traição, confronto e aliança entre personagens será motivo de ódio ou alegria, mas no fim das contas isso é que faz a série tão boa, diferente da inércia que dominou The Walking Dead nas últimas temporadas. Recomendadíssima!

Nenhum comentário: