Então, depois de MUITA expectativa e de tentativas falhas de assistir no cinema, FINALMENTE pude ver "X-Men: Dias de um Futuro Esquecido". É, a expectativa já estava alta, mesmo que eu não curta muito os filmes anteriores (com exceção do X2), e a espera só fez ela aumentar ainda mais. E bem, o filme não só pagou todo o hype como ainda conseguiu me surpreender.
No filme, o futuro dos mutantes e de seus apoiadores é ameaçado pelos Sentinelas, robôs criados com DNA mutante que se adaptam a qualquer ameaça. Um pequeno grupo de resistência foi formado pelo Prof. Xavier, seus pupilos e seu eterno inimigo Magneto. Numa tentativa desesperada de mudar a realidade, Kitty usa seus poderes para levar a mente de Wolverine para o passado para impedir que um acontecimento desencadeie toda destruição que o futuro reserva.
A história é meio complexa, mas é muito bem passada no filme, sem tratar quem assiste como burro, mas sem deixar ninguém no escuro, então nem precisa se preocupar. As atuações estão bem na medida, passando todo o clima pesado e sombrio do filme.
Os efeitos especiais estão lindos, principalmente nas cenas de luta no futuro. E falando em cenas de luta, finalmente podemos ver os X-Men como uma equipe, lutando juntos, combinando poderes para potencializar suas habilidades, diferente dos filmes anteriores, onde ficava "cada um no seu canto" distribuindo porrada.
Quando os créditos começaram a rolar, finalmente pude fechar a conta e digo que esse é o melhor X-Men já feito, anos luz à frente daquela trilogia mediana e do fraco "First Class". E bem, como a cena pós-créditos revela, os mutantes ainda vão ganhar mais um filme (que promete muito), e não dá pra não ficar ansioso depois de assistir esse filmaço!
Bring it on, Bryan Singer!