sábado, dezembro 19, 2009

FUGINDO DA MESMICE

Saindo um pouco do mundo dos super-heróis, ou mesmo dos quadrinhos adultos, mas de certa maneira populares, da Vertigo e afins, encomendei dois lançamentos da Quadrinhos na Cia, a divisão de HQs da Cia das Letras.

O primeiro é Retalhos, obra autobiográfica de Craig Thompson. Nela ele disseca sua infância e juventude numa cidadezinha retrógada dos EUA, cercada do que de pior a religiosidade pode trazer. Nada melhor do que colocar um trecho da orelha do livro: “Retalhos trata da tragédia e das dores, físicas e morais, de crescer sentido-se diferente do ambiente que o cerca, e a coragem necessária para questioná-lo e seguir rumos distintos dos que lhe são pregados”. O André Forastieri indicou em seu blog, e isso mais do que bastou para atiçar, e muito, minha curiosidade. Ele particularmente me fisgou aqui: “Se na página 20 você não tiver vontade de queimar todas as bíblias do mundo, não tem coração.”

O outro é Umbigo Sem Fundo, de Dash Shaw. A obra mostra o processo de separação do casal David e Maggie Loony após 40 anos de casamento, e como isso vai afetar a vida dos seus filhos e netos. Mais uma vez, me valho do texto presente na orelha do livro para melhor ilustrar: “Escrito quando Dash Shaw tinha 23 anos, Umbigo Sem Fundo narra com maturidade surpreendente – e uma boa dose de humor – os conflitos individuais e familiares dos Loony que vêm a tona com o divórcio. Embora se passe num curto espaço de tempo, o livro é um verdadeiro épico familiar, moderno e surpreendente, que garantiu a este jovem artista um lugar entre os mais importantes quadrinistas da atualidade”. Fiquei sabendo da existência desse lançamento num comentário do mesmo post do Forastieri, me informei melhor, e também me interessei muito.

Valendo-me de dois descontos da Saraiva, cada um saiu por pouco mais de 30 reais, uma verdadeira pechincha, e a leitura de ambos servirá para esquecer um pouco o calor de janeiro.