sábado, agosto 01, 2009

OS INCOMPREENDIDOS


Os Incompreendidos (Les 400 Coups no original) é o primeiro longa-metragem do diretor François Truffaut, um dos grandes nomes do movimento que ficou conhecido como a Nouvelle Vague francesa. Lançado no distante ano de 1959, o filme narra a vida de Antoine Doinel, um adolescente problemático vivendo em Paris. Doinel cabula aula, faz pequenos furtos, mente sobre a morte da mãe para escapar de um castigo no colégio, foge de casa e acaba sendo enviado para um reformatório juvenil.

A película revelou-se autobiográfica, já que Truffaut, também roteirista da trama, teve uma infância bem parecida com a do protagonista, com problemas na escola e com os pais, aplicou pequenos golpes e também teve sua temporada num reformatório.

O diretor voltou ao personagem Antoine Doinel em mais quatro ocasiões, nos filmes Beijos Proibidos, Domicílio Conjugal e O Amor em Fuga e no curta-metragem Antoine e Colette, sempre com o ator Jean-Pierre Léaud interpretando o protagonista através dos anos, mostrando uma sintonia raríssima entre diretor, ator e personagem.

Os Incompreendidos tem uma história simples, mas mesmo assim não deixa de ser perfeito e sensacional. Uma ótima pedida para quem quer fugir um pouco do cinemão blockbuster americano.

Nenhum comentário: