domingo, agosto 02, 2009

4 MESES, 3 SEMANAS E 2 DIAS

Estreou ontem no Cinemax 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias, filme romeno de 2007 vencedor da badalada Palma de Ouro em Cannes. O filme mostra a jornada de duas estudantes da Romênia comunista (a história se passa em 1987) na tentativa de fazer o aborto de uma delas.

Diferente do também ótimo Juno, com temática semelhante, mas que trata o assunto de uma maneira mais suave, embalado numa bela trilha sonora indie, 4 Meses... não faz concessões, é pesado do começo ao fim, fato que o tom quase documental, com planos longos e sem trilhas para “preparar o clima”, deixa tudo ainda mais intenso.

Esse estilo do diretor e roteirista Cristian Mungiu faz destacar o trabalho dos seus atores, principalmente o da personagem Otilia, vivida por Anamaria Marinca (atenção na longa cena do jantar, ímpar!).

Não é o típico filme para assistir comendo pipoca ou com a namorada do lado (até porque há o risco dela querer discutir a relação depois do filme, hehe) nem esperar por um entretenimento para se desligar do mundo por duas horas. Mas se isso não for problema para você (não foi para mim), assista sem pensar duas vezes, pois vale muito a pena. Pois é, não é só gibi que a Romênia tem a oferecer...

Um comentário:

Marlo (The Batman) disse...

Hum, o rapaz anda numa fase cult-cabeça! Faz bem, é bom se desligar um pouco do pipocão hollywoodiano às vezes.