sexta-feira, maio 08, 2009

SEMANA OASIS - PT 5

(texto extraído da BIZZ # 179, junho de 2000)

OASIS AO VIVO NO RADIO CITY MUSIC HALL (NY)

"Sentem suas bundas preguiçosas!" Foi com essa simpática frase que Liam Gallagher abriu o show do Oasis, na única data em Nova York de uma turnê de 18 apresentações em território americano. O público, que lotava o clássico Radio City Music Hall, pareceu nem ligar para a sentença proferida e urrava a cada grunhido no indefectível sotaque britânico do cantor. Afinal, quem gosta do Oasis já sabe da fama dos irmãos Gallagher. Brigas, drogas e provocações fazem parte do mito da banda desde o início dos anos 90, apesar de as polêmicas terem se intensificado nos último anos.
Quatro álbuns, milhões de cópias e muita confusão depois, o Oasis retorna aos EUA com a missão de divulgar seu atual filhote, o retrô Standing On The Shoulder Of Giants (batizado por Noel depois de uma noite de bebedeira num pub, após observar a moeda de duas libras, que tem algo semelhante escrito em sua face).
O show começa com "Go Let It Out", primeiro sucesso do disco. Um telão acima da banda projeta um filminho de 15 minutos com imagens de Nova York (gente, rua, prédios) que termina com uma foto de John Lennon no Central Park.
O filme será apresentado em todas as cidades dos Estados Unidos, mas, pelo fato de estarem em Nova York, a platéia delirou. Breve comentário: em rápido passeio pelo Radio City (pois os seguranças do local, além de não permitirem movimentos mais bruscos, cerveja e drogas, proíbem que você saia da cadeira, a não ser que seja para ir ao banheiro), notei que o público era composto majoritariamente por homens barrigudos, com um estra-nhíssimo detalhe: trajando camisa de gola alta e jaqueta de couro!
Daí para frente, foi aquele esquema de música nova, música antiga, música nova, música antiga... Os dois novos membros da banda, Gem Archer e Andy Bell (que entraram no lugar de Paul Arthus e Paul McGuigan) não olharam para a platéia. Noel até ensaiou algum carisma e se divertiu sacaneando os jornalistas presentes quando avisou, no bis, que iria cantar uma música de Neil Young. "Atenção, jornalistas de bloco na mão, podem anotar, vou cantar agora um clássico de Neil Young". Quando a música chegou ao fim, mandou: "Para os que não sabem, o nome é ‘Hey, Hey, My, My’". Nessa altura do campeonato, escondi meu caderninho...
Após Neil Young... Beatles, é claro! Noel doa a alma em sua interpretação de "Helter Skelter" e o público aplaude. Liam (que esteve ausente enquanto Noel cantava, como de praxe) volta e encerra o show cantando "Toniiiiiight/ I’m a rock’n’roll staaar"... É, pode até ser - e foi com essa impressão que a platéia saiu de lá. Entretanto, a mídia e as vendagens americanas não endossam esse refrão. Mas quem se importava com isso naquela noite?

Um comentário:

Menina Enciclopédia disse...

e aí? assistiu ontem no rio ou assiste amanhã aqui em sampa?