sábado, outubro 01, 2011

NEVERMIND - 20 ANOS

O pessoal todo já sabe da importância que Nevermind teve/tem pra mim. Foi o disco que abriu as portas para o rock, ou, de maneira geral, para a boa música. Depois de conhecer o Nirvana através desse CD – na época ainda o vinil, que tenho até hoje -, vieram Metallica, Pearl Jam, Alice In Chains, Ramones, Beatles, Black Sabbath, REM, Pink Floyd etc, etc.
Hoje tudo acontece de maneira instantânea. Uma banda começa a fazer um barulhinho numa pequena cidade sueca, uma nova música é tocada num programa de madrugada da Radio 1, um blog fala de um show num lugarzinho caindo aos pedaços, isso tudo chega ao nosso conhecimento – e aos nossos ouvidos – quase imediatamente.
Mas nos gloriosos primeiros anos da década de 1990 as coisas não eram assim, principalmente onde moro, uma cidade de tamanho mediano no interior da Paraíba. Se Nevermind foi lançado na gringa em setembro de 91, o fenômeno só chegou à capa da Bizz em março do ano seguinte, e foi mais ou menos nessa época que o clipe de Smells Like Teen Spirit começou a ter execução no Cliptonita, opção para quem não tinha MTV como eu, que era exibido nas tardes da Record. E, pasmem, as FMs locais passaram a tocar Nirvana, e não só Smells..., mas também Come As You Are, Lithium, In Bloom. Acho que consegui gravar metade do disco num K7 só com o que passava no rádio.
Mas o que mudou tudo para mim foi o show do Nirvana no Hollywood Rock de 1993, costumo dizer que foi minha epifania rock‘n’roll. Se no ano anterior tivemos shows conforme o figurino de Extreme e Skid Row, ver aqueles caras com uma postura totalmente contrária, como se estivessem tocando numa garagem depois de ficarem totalmente chapados, mudou minhas concepções. Tinha, finalmente, encontrado meu nirvana. Vi e revi infinitas vezes o show no vídeo cassete. Engraçado que fui atrás de comprar Nevermind pouco tempo depois e não encontrei de maneira nenhuma, só achei o Incesticide, que acabou sendo meu primeiro disco de rock.
O resto é história, que se desdobra até hoje, quando ouço um Cage The Elephant ou um Yuck da vida...