quarta-feira, maio 04, 2011

U2 - DISCOGRAFIA

(texto publicado originalmente na Rolling Stone Brasil, abril de 2011)

BOY

Lançado em outubro de 1980, o primeiro álbum do U2 foi produzido por Steve Lillywhite e ficou em 52º lugar nas paradas britânicas e no top 70 das paradas americanas. É nele que está o primeiro sucesso da banda, a canção “I Will Follow”. O disco traz muitas influências do fim dos anos 1970 e conquistou fãs principalmente nos EUA, onde ganhou disco de platina.

OCTOBER

O disco de 1981 também foi produzido por Steve Lillywhite e chegou ao 11º lugar nas paradas britânicas logo na primeira semana de lançamento. É o trabalho mais ‘religioso’ da banda, que frequentava uma comunidade católica na época. A gravação foi feita sob muito stress, já que as letras das músicas sumiram e tiveram de ser reescritas na hora por Bono.

WAR

Três músicas desse disco, lançado em 1983, são presenças constantes no set list do U2: “Sunday Bloody Sunday”, “New Year’s Day” e “40”. A temática política e o tom de protesto marcam o álbum, que foi sucesso no mundo todo e garantiu ao U2 seu primeiro disco de ouro nos EUA. Na época do lançamento, Bono declarou: “A música tem o poder de mudar uma geração”.

THE UNFORGETTABLE FIRE

O quarto álbum da banda irlandesa foi produzido por Brian Eno e Daniel Lanois e traz a sonoridade singular que define a personalidade do U2. O sucesso “Pride (In the Name of Love)”, escrito em homenagem ao líder negro Martin Luther King, é um dos destaques do disco e esteve entre as músicas mais ouvidas nos EUA e na Inglaterra.

THE JOSHUA TREE

>Lançado em 1987, foi o primeiro álbum do U2 a chegar ao nº 1 em vendas nos EUA e na Inglaterra. O sucesso alcançado com o disco, que tem faixas memoráveis como “Where the Streets Have No Name”, “With or Without You” e “I Still Haven’t Found What I’m Looking For”, levou a banda à capa da revista Time e, claro, ao posto de superstar da música.

RATTLE AND HUM

O álbum duplo, lançado em 1988, reúne performances ao vivo da turnê Joshua Tree, além de covers de Beatles e Bob Dylan e canções inéditas como “Desire”, “Angel of Harlem” e “When Love Comes to Town”, com a participação de B. B. King. Adam Clayton diz que tocar com o lendário guitarrista foi a recompensa por todos os anos de esforço.


ACHTUNG BABY

O início da década de 1990 foi um período de transformação para o U2, que embarcou com o produtor Brian Eno para Berlim em busca de uma nova sonoridade. Nascia o trabalho de uma banda repaginada, que incorporava elementos eletrônicos e que ganhou o Grammy de Melhor Álbum de Rock. “Mysterious Ways” e “One” estão entre as faixas.

ZOOROPA

O oitavo disco da banda foi gravado em 1993, durante a turnê Zoo TV, e traz um som experimental, marcado pela mistura do rock e do eletrônico. O disco, que ganhou o Grammy de Melhor Álbum de Rock Alternativo, ainda traz duas surpresas: os vocais do guitarrista The Edge na faixa “Numb” e um dueto com Johnny Cash.

POP

O álbum chegou ao primeiro lugar em vendas em 28 países, incluindo EUA, Inglaterra, Irlanda, Japão, México e França. Para lançá-lo, o grupo resolveu fechar uma loja da WallMart nos Estados Unidos. Foi durante a turnê de divulgação deste disco – Popmart Tour – que o U2 fez sua primeira visita ao Brasil, em 1998. Foram três shows, um no Rio e dois em São Paulo.

ALL THAT YOU CAN’T LEAVE BEHIND

Em seu décimo álbum, o U2 retoma a parceria com os produtores Brian Eno, Daniel Lenois e Steve Lillywhite. Resultado: a banda volta a compor hits, como “Beautiful Day” e “Elevation”. Lançado no ano 2000, o disco ganhou 7 prêmios Grammy. Nesse mesmo ano, o U2 gravou o clipe de “Walk On” no Rio.

HOW TO DISMANTLE AN ATOMIC BOMB

O U2 lançou o álbum de maneira inusitada: tocando em cima de um caminhão que cruzou as ruas de Nova York. Ao fim do percurso, a banda fez um show surpresa sob a ponte do Brooklyn, apresentando músicas como “Vertigo” e “City of Blinding Lights”. O disco é uma volta às origens roqueiras dos irlandeses, com muitos riffs de guitarra. A turnê Vertigo veio ao Brasil em 2006.


NO LINE ON THE HORIZON

Após 5 anos, o U2 lança este álbum em parceria com os produtores Brian Eno, Daniel Lanois e Steve Lillywhite, que também participaram na composição das letras. Para divulgar o novo trabalho, a banda está em turnê mundial, que começou em Barcelona. A 360º Tour propõe uma experiência musical inusitada em torno de um palco surpreendente.