sábado, abril 02, 2011

THE BEATLES - RUBBER SOUL

(texto publicado originalmente na revista ESPECIAL BRAVO! BEATLES; autoria de Sergio Martins)

A influência do folk rock e da poesia de Bob Dylan dominam Rubber Soul. Com uma sonoridade mais acústica e harmonias mais elaboradas, o álbum também tem um indisfarçável odor de marijuana. A esta altura, os Beatles já tinham ganho controle sobre seus produtos e assim puderam ser mais “artísticos”. A capa mostrava os rostos dos rapazes ligeiramente distorcidos e não exibia o nome Beatles. Já o título do álbum veio da mente fértil de Paul McCartney – era uma gozação com a soul music, que invadia irreversivelmente a Inglaterra. O importante é que Rubber Soul trouxe inovações tanto na música quanto nas letras. Os dias inocentes dos romances adolescentes tinham ficado para trás. As canções agora eram mais ambíguas, e sardônicas, e não falavam apenas de relacionamentos amorosos superficiais. Em The Word, Lennon antecipava o verão do amor clamando pelo amor universal. Nowhere Man traz uma vaga mensagem social. A delicada In My Life era o sensível recado de um homem que já se sentia nostálgico com apenas 25 anos. A letra de Norwegian Wood (This Bird Has Flown) é obliqua, com Lennon se desdobrando para narrar um caso de amor clandestino sem deixar que sua mulher percebesse. You Won’t See Me e I’m Looking Through You são relatos dos altos e baixos do relacionamento de Paul com a namorada Jane Asher. Em compensação, o baixista era puro charme gastando seu francês básico em Michelle. Em Drive My Car, a faixa mais roqueira do disco, Paul brincava com a eterna batalha de sexos. George Harrison veio com If I Needed Someone, sua melhor canção até então, em que a guitarra de 12 cordas dava o tom. Os Beatles traziam novos instrumentos e recursos sonoros. A base sonora de Norwegian Wood, por exemplo, era a cítara tocada por George Harrison, instrumento vindo da Índia e que em breve se tornaria obrigatório na base sonora da música psicodélica. Mesmo com todas as emergentes inovações, os Beatles ainda trafegavam pelos sons mais básicos, como no country rock What Goes On (cantado por Ringo) e Run For Your Life, uma agressiva composição de John onde ele subconscientemente decalcou o tema de Baby Let’s Play House, clássico de Elvis Presley.