sexta-feira, novembro 09, 2007

20 DISCOS QUE MUDARAM O MUNDO pt.12

(texto extraído da revista ZERO nº 8)


THE STONE ROSES
THE STONE ROSES
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Lançamento: 10 de julho de 1989
Nas paradas: nº 86 no Top 200 da Billboard
Algumas influências: The Smiths, The Beatles, Happy Mondays, The Byrds, Love, Rolling Stones
Alguns influenciados: Suede, Oasis, Blur, Charlatans, Verve, Travis

Você acredita em enquête e eleições feitas por jornalistas? Bom, se você chegou até aqui, no mínimo tem a curiosidade de saber o que os faz avaliar uma obra como imprescindível e outra como descartável.
Colocamos isso pra falar do disco de estréia do Stone Roses, que em votação dos jornalistas do semanário inglês New Musical Express foi eleito o melhor disco de todos os tempos, à frente de Beach Boys (terceiro colocado com Pet Sounds) e Beatles (quinto, com Revolver). O segundo colocado foi Doolittle, dos Pixies.
Afinal, qual o segredo desse disco que influenciou 10 entre 10 bandas que navegaram pelas águas do britpop nos anos 90?
O debute da banda de Manchester (que ganhou fama musical como “Madchester”) é a mistura perfeita do guitar pop dos anos 60 com as batidas acid house e dance dos 80. Com isso, assumiram a ponta-de-lança do estilo. Mas pouco fizeram na seqüência para se manterem no topo.
Após a turnê do disco, ficaram sem tocar na Inglaterra até 1995, deixaram a bola de neve da expectativa pelo segundo disco correr e ganhar proporções gigantescas por seis anos, enquanto dedicavam-se a assistir partidas de futebol, e lançaram o mediano Second Come em 95. A banda desmoronou pouco a pouco no decorrer do ano seguinte.

Efeitos no Brasil: A visita do Happy Mondays ao Brasil, no Rock In Rio II (91), somada a descarga de clipes da MTV, que estreara um ano antes, fez com que uma cena shoegazer, britpop e guitar surgisse com nomes como Killing Chainsaw, Second Come e Beach Lizards.
Enquanto isso...: Os Falcatruas do Milli Vanilli emplacavam um número 1 nos EUA com “Baby, Don´t Forget My Number”. Na Inglaterra, o que bombava era “Back to Life”, do Soul to Soul. James Brown é condenado a seis anos de prisão após uma perseguição policial por dois estados norte-americanos. Após quase três décadas, o Brasil realiza eleições presidenciais de novo, e Fernando Collor de Mello derrota Lula no segundo turno com a mãozinha global.

Um comentário:

Marlo de Sousa disse...

Este é um disco muito querido em minha coleção, daqueles de ouvir de ponta a ponta. Pena que a banda, como o próprio texto afirma, ficou sentada tempo demais sobre os louros da estréia e perdeu a mão quando finalmente decidiram lançar Second Come.