sexta-feira, maio 12, 2006

CLIFF BURTON

Photobucket - Video and Image Hosting
Clifford Lee Burton nasceu em 10 de fevereiro de 1962 em São Francisco, Califórnia, EUA. Filho de dois hippies, desde cedo ele teve algumas liberdades atípicas, como poder fumar maconha no próprio quarto. Aprendeu a usar o baixo, e no final da década de 70 já tocava profissionalmente, em bandas como Easy Street, Agents Of Misfortune e Trauma. Num destes shows do Trauma, em 1982, foi visto por dois caras, James Hetfield e Lars Ulrich, ambos do recém formado Metallica. Impressionados com a performance do baixista, eles o chamaram para integrar a banda deles. Mas só depois de três longos meses, Cliff aceitou a proposta dos dois, desde que o Metallica fixasse residência em São Francisco, local onde residia.
Então eles começaram a fazer diversos shows, ainda com Dave Mustaine numa das guitarras (Hetfield cantava e tocava a guitarra base, e Ulrich era o batera), produzindo algum efeito na cena metal local. Em pouco tempo apareceu Johnny Zazula, dono de loja de discos e promotor de shows, que convida a banda para algumas datas. Com Mustaine fora da banda, devido à sua bebedeira interminável, e com Kirk Hammett (ex-Exodus) em seu lugar, as coisas começam realmente a acontecer. Com essa formação, eles gravam seu álbum de estréia, Kill ‘Em All, em 1983. A faixa “(Anesthesia) Pulling Teeth”, trazendo um solo fantástico de Cliff Burton, é um dos grandes destaques do disco. Nos shows, a performance de Burton era um caso a parte, com seu cabelo voando para todas as direções, calça boca-de-sino e jaqueta desabotoada.
Um ano depois do debut, eles lançam Ride The Lightning, com músicas mais trabalhadas e melódicas, mais ainda com o peso característico. A grana advinda da nova gravadora, a Elektra Records, é notada na produção caprichada do segundo álbum. O disco traz ótimas faixas, como “Fade To Black” e "For Whom The Bell Tolls”. Cliff, dedicado estudante de música e versado até em violão clássico, e sempre inventando novas maneiras de tocar seu baixo, era um dos grandes responsáveis por esse amadurecimento sonoro do Metallica,. Foi durante a turnê de promoção desse disco que os caras se apresentaram pela primeira vez no famoso festival Monsters of Rock, na Inglaterra
Em 1986 é lançado aquele que é considerado por muitos a obra-prima do Metallica, Master Of Puppets, onde os quatro integrantes chegam ao auge de sua competência instrumental. A cozinha formada por Lars e Cliff faz barbaridade, ao aliar sutileza e pancadaria em todas as faixas do disco. Pelo menos uma música virou clássico: a faixa-título. Na instrumental “Orion”, Burton deixa seu recado.
Tudo andava bem na banda. Conseguiam cada vez mais reunir um maior número de pessoas durante os shows, seus discos vendiam bem, e tudo isso sem a ajuda de rádios comerciais ou clipes na MTV. Mas como a calmaria que antecede a tempestade, uma tragédia se abateu no Metallica. Numa viagem entre Estocolmo, na Suécia, e Copenhague, na Dinamarca, o ônibus que trazia a banda perde a estabilidade por causa do gelo na pista e acaba caindo de lado. Burton foi jogado pela janela e acabou tendo o corpo esmagado pelo veículo, que acabou tombando em cima dele, matando-o na hora. Ele tinha 24 anos.
Após um período de luto, os integrantes remanescentes resolveram continuar com a banda, chamando Jason Newsted para o baixo (vaga atualmente ocupada por Robert Trujillo), e o Metallica acabou alcançando uma fama inédita, graças ao chamado Black Album, de 1991. Mas os fãs antigos jamais esquecerão Cliff Burton, um dos maiores baixistas de todos os tempos, e os três álbuns que ele lançou com o Metallica, considerados verdadeiros clássicos do heavy metal.

3 comentários:

Anônimo disse...

Hallo I absolutely adore your site. You have beautiful graphics I have ever seen.
»

Thiago Machado disse...

Cliff Burton faz muita falta!

Anônimo disse...

Hello to every single one, it's in fact a fastidious for me to pay a visit this website, it includes priceless Information.

Here is my webpage - how to get followers on instagram
my site :: how to get more followers on instagram