segunda-feira, novembro 01, 2010

THE WALKING DEAD

Estreia nesta terça-feira, dia 2, na Fox, a série The Walking Dead. Ela chega apenas dois dias depois de ser exibida nos Estados Unidos, com uma audiência recorde entre as séries estreantes da temporada. Depois de tantos vampiros enchendo nosso saco, é a vez dos zumbis ganharem a telinha. Baseada na HQ homônima de Robert Kirkman, a primeira temporada é curtinha, apenas 6 episódios, mas já tem garantida a continuação.

O gibi, que tem saído aqui no Brasil de forma capenga pela HQM (nada que os scans não resolvam), é uma das melhores leituras de um título regular desde seu início, em 2003, apesar de eu ter pego o bonde andando e só descobri essa maravilha lá em 2005. Sai pela Image lá fora, e é uma das revistas (junto a Invincible, também de Kirkman, também excelente) que tem ajudado a acabar com a má fama da editora da época de Spawn e afins.


Walking Dead narra a vida dos sobreviventes após um holocausto zumbi, que parece ter dizimado grande parte da população americana, transformando a maioria em zumbis. O foco, portanto, não são os zumbis, mas um grupo liderado por um policial que se encontrava em coma quando os mortos-vivos surgiram. A cada edição eles passam por poucas e boas, nos deixando roendo as unhas enquanto esperamos pelo próximo número. Na medida em que a trama avança, os personagens evoluem, num belo trabalho de Kirkman, que mesmo assim não poupa ninguém, e na edição seguinte o seu favorito pode se tornar um zumbi, ou pior.

Desde que comecei a ler o gibi, vi nele um grande potencial para ir para as telas (ou mesmo a telona do cinema), pois ele tem uma estrutura que lembra muito o que vemos na TV, assim como outras HQs, como Y – The Last Man e 100 Bullets. Resta esperar como será a adaptação, mas as expectativas são altas. O canal onde é exibida nos EUA, AMC, é também a casa de Breaking Bad, uma das séries mais legais de tempos recentes, e que não dá espaço a finais felizes. Se seguir essa cartilha, estamos feitos!

Nenhum comentário: