segunda-feira, maio 04, 2009

SEMANA OASIS - PT 2

(texto extraído da BIZZ # 145, agosto 1997)

BE HERE NOW, FAIXA A FAIXA

::"D’You Know What I Mean" - O single, com sample de NWA, peso zeppeliniano, guitarras gravadas ao contrário, mais de sete minutos. Vocais com "yeah, yeah, yeah" rodando ao contrário.
::"My Big Mouth" - Refrão repetido em ecos, um riff musculoso e a tradicional muralha de guitarras que range até o final. Trecho: "Todo mundo sabe que ninguém está dizendo nada".
::"Magic Pie" - Power balada cheia de harmonias beatles, a única faixa do disco cantada por Noel. Termina tragada por efeitos sonoros alienígenas, com uma fungada e um "oh".
::"Stand By Me" - Balada épica na melhor tradição de "Wonderwall", um dos grandes destaques do disco e hit certeiro. "Existe algo que eu nunca pude te dar/ Meu coração nunca será um lar".
::"I Hope, I Think, I Know" - Rock com mais peso, a voz de Liam soterrada por guitarras: "Fazem tudo para me botar no meu lugar, mas o futuro é meu e essa é a sua desgraça".
::"The Girl In The Dirty Shirt" - Melodia escandalosamente beatle, com um piano que dá mais pinta ainda. A letra fala de um incidente do começo do namoro entre Noel e Meg: ele entrou no quarto dela e a viu passando roupa. Naquela mesma noite, dedicou o show à "garota com a camisa suja".
::"Fade In-Out" - Começa com uma tossida, tem Johnny Depp tocando slide guitar (gravada ao contrário), um grito de porco morrendo e, depois de uma longa primeira parte, é inundada por uma sonzeira indiana. Referência beatle: "Entre no helter skelter, pise no fogo, você tem de ser durão o suficiente para derrotar os bravos".
::"Don’t Go Away" - Balada matadora, cheia de cordas, dentro de um formato mais pop.
::"Be Here Now" - Rock pesado com a cozinha fortíssima, um arrastão hipnótico.
::"All Around The World" - Uma espécie de "Champagne Supernova 2", esta power balada estava na gaveta de Noel há cinco anos. Tem orquestração à George Martin (32 músicos, 11 minutos de duração e brincadeiras com efeitos vocais).
::"It’s Getting Better (Man!!)" - Riff marcante na guitarra, Liam afundado na mixagem e muita euforia.

Nenhum comentário: