Sou um grade fã de Saint Seiya desde que eu usava fraldas. Assistia diariamente na saudosa Rede Manchete a luta dos Cavaleiros de Athena contra o filhadaputamente maligno Mestre Ares e continuo assistindo até hoje. Saint Seiya, ou como é conhecido aqui no Brasil, "Cavaleiros do Zodíaco" foi o anime que mais marcou minha infância, e até hoje é o meu favorito. Assisti todas as fases, desde a primeira e clássica Guerra Galactica até a recente Elíseos, passando pelos spin offs como o impecável SS: Lost Canvas e OVA's. Não tem como não se apegar aos personagens ou não se emocionar com a história. SS pra mim é o anime perfeito.
Recentemente começou a ser exibido no Japão o anime Saint Seiya Omega, que deixa meio de lado os cavaleiros clássicos Seiya, Shiryu, Hyoga, Shun e Ikki (para o consolo dos fãs eles aparecem em alguns pontos do anime) e foca em uma nova geração de cavaleiros, sendo o principal Kouga, o Cavaleiro de Pegasus. O anime recicla vários momentos da fase clássica, inclusive a Batalha das 12 Casas, mas sob um ponto de vista diferente. O vilão agora é Mars, um deus que quer sugar todo o cosmo da Terra e usá-lo para dar vida ao planeta Marte, que por sua vez tomaria o lugar da Terra, encobrindo o Sol e deixando nosso planeta na escuridão. Eu achei a história do anime muito boa, mas mesmo assim criou-se uma certa polêmica ao redor dessa nova fase de CDZ.
Primeiro de tudo: Os personagens principais são outros, e para quem já acompanha o anime desde os anos 90 (quando chegou ao Brasil) é meio estranho você ter os cavaleiros clássicos deixados meio de lado. Isso já aconteceu em SS: Lost Canvas, mas os novos personagens foram bem recebidos. Segundo: As armaduras mudaram muito, ao ponto de não parecerem armaduras, e sim roupas. Isso é um detalhe apenas, mas as armaduras sempre foram uma atração à parte no anime. Terceiro: O anime não dispõe do nível de dramaticidade dos anteriores. Sabemos que SS é um anime que emociona com a persistência dos cavaleiros de bronze diante do poder esmagador de outros cavaleiros bem mais poderosos que eles, além da amizade que eles possuem. No Omega não vemos tamanha complexidade emocional, tornando o anime mais infantil. E finalmente por último, e possivelmente o motivo mais importante para tal polêmica: O cancelamento de SS: Lost Canvas. Muitos (inclusive eu) viam esse spin off como tão bom ou melhor que a fase clássica do anime, com uma história bem mais complexa e sem os plot holes da fase clássica. Os fãs da série ficaram furiosos com o cancelamento, e talvez por isso grande parte se negou a assistir a temporada Omega.
Eu resolvi dar uma chance ao anime, e inicialmente não gostei do que vi, e depois de poucos episódios abandonei o anime. Algum tempo depois meu amigo me mostrou a nova abertura do anime, onde finalmente os cavaleiros de bronze clássicos estavam presentes, e então resolvi voltar a assisti, dessa vez começando no episódio 28, que é basicamente uma recapitulação do que aconteceu desde o primeiro episódio. Aí sim eu finalmente me agradei com o anime. A história está bem amarrada, cheia de reviravoltas de qualidade tão boa (e algumas vezes até superiores às da fase clássica), e finalmente reencontramos alguns personagens da fase clássica (um deles em particular me fez "aplaudir de pé mentalmente" o anime).
Finalmente o veredicto: Recomendo muito que assistam SS Omega, e para quem não quiser assistir quase 30 episódios para se situar na história, assista a partir do 28, pode ter certeza que não será tempo perdido!
Nenhum comentário:
Postar um comentário