(texto publicado originalmente na revista ESPECIAL BRAVO! BEATLES; autoria de Sergio Martins)
A trilha do primeiro filme dos Beatles foi concebida durante o frenético primeiro semestre de 1964, quando eles excursionavam pelos Estados Unidos e pela Europa. O tempo dos rapazes estava cada vez mais escasso, mas a permanência nos quartos de hotel permitia que parassem um pouco e dessem vazão a novas ideias. O álbum A Hard Day’s Night trouxe 13 canções, todas elas de autoria de Lennon e McCartney. Como não havia espaço no filme para que todas fossem apresentadas, as sobras serviram para preencher o lado B do LP original. O mais importante é que os Beatles evoluíam como autores e artistas. Foi o primeiro álbum do grupo de Liverpool a ser gravado em quatro canais e isso ficou evidente na qualidade técnica. O interessante é que nessa época Lennon se encontrava em sua fase mais prolífica. Boa parte das criações do projeto foi concebida por ele. A canção A Hard Day’s Night é um exemplo típico. A maior parte é de John, mas Paul faz um interessante contraponto. A guitarra de 12 cordas tocada por George foi uma inspiração para muita gente. I Should Have Known Better, If I Fell e Tell Me Why, as outras canções de Lennon que entraram no filme, são pegajosas e seguem a fórmula típica das canções beat da época. John e Paul cederam I’m Happy Just to Dance with You para George cantar. Paul entrou com poucas no filme, mas foram músicas marcantes. A romântica e latinizada And I Love Her se tornou a canção dos Beatles mais gravada até o surgimento de Yesterday, e a agitada Can’t Buy Me Love, gravada na França, aparece em uma sequência-chave do filme. O lado 2 do LP original também trouxe uma predominância de composições de Lennon, exemplificado em When I Get Home, Anything at All, I’ll Cry Instead, I’ll Be Back e You Can’t Do That. O interessante é que as letras já revelavam um lado mais pessoal de Lennon, que às vezes se retratava ora como um sujeito durão, ora como o cara sensível. Things We Said Today, de Paul, é uma balada charmosa, mas não revela muito sobre o que se passava na cabeça do autor.
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