sexta-feira, janeiro 15, 2010

RETRÔ - MÚSICA EM 2009

Primeiro post do ano. E nada melhor que começar 2010 revisando o que tivemos de destaque no mundo da música no ano que acabou. Confesso que não tenho acompanhado com tamanho afinco o que tem rolado de novidades, sabe como é, chega uma época que a idade começa a pesar, surgem outros interesses, outras distrações. Então esse texto vai estar repleto de lacunas. Mas, como diria o outro, o que vale é a intenção...
Bem, primeiramente devo dizer que 2009 não foi tão bom quanto 2008, quando tivemos (ótimos) discos de artistas do quilate de Metallica, Oasis, Kings of Leon, Duffy, Long Blondes, Last Shadow Puppets,Portishead, REM, Sons & Daughters etc. Em 2009, apesar de medalhões como U2, Morrissey, Manic Street Preachers, Arctic Monkeys e Lily Allen terem lançado seus discos, acho que faltou algo, sei lá, um álbum bom do começo ao final. E de música nacional, bem, ouvi pouco e gostei menos ainda, o melhor foi o Black Drawing Chalks, que canta em inglês...
Como fã do som de Seattle do começo da década de 1990, não pude deixar de notar (e ficar feliz) com meio que um ressurgimento do grunge. O Pearl Jam, além de nos brindar com seu melhor álbum dos últimos anos, Backspacer, lançou uma edição motherfucker de sua estreia, o clássico Ten. O baú do Nirvana trouxe a tona a apresentação histórica dos caras no Festival de Reading em 1992, lançada em CD e DVD, e o debut da banda, Bleach, fez 20 anos em grande estilo, com uma reedição remasterizada e cheia de extras. E tivemos a volta do Alice in Chains, com novo vocalista e o mesmo alto nível de sempre. Ah, 2010 já promete o retorno do Soundgarden!
Outro fato que foi notícia foi o lançamento de toda a discografia remasterizada dos Beatles, a.k.a. a melhor banda de todos os tempos, algo sonhado por 11 em cada 10 fãs dos rapazes de Liverpool. Hora de substituir os velhos discos pela bela nova versão de cada um deles.
Diferentemente de outras ocasiões, não farei lista das melhores músicas. Limitarei a falar de alguns bons discos e os destaques em cada um deles. Mãos a obra!

MANIC STREET PREACHERS – JOURNAL FOR PLAGUE LOVERS

Se existe uma banda que tem subido cada vez mais no meu conceito, essa é o Manic! Já conheço o som dos caras de longa data, This Is My Truth Tell Me Yours é meu disco de cabeceira (existe isso?!) há uns 10 anos, e finalmente adquiri a versão física do sensacional Lifeblood. Em sua nova empreitada, a banda resolveu gravar músicas inéditas de Richey James Edwards, integrante do grupo que desapareceu misteriosamente em 1995. Apesar do resultado não mostrar a qualidade de discos recentes, ainda assim o disco se destaca em faixas como “Facing Page: Top Left” e “Williams Last Words”.

PEARL JAM – BACKSPACER

Alguém pode falar: “num ano em que um disco do Pearl Jam é destaque, é porque esse ano não foi bom”. Visto a recente discografia da banda, isso não deixaria de ser verdade. Mas Backspacer surpreende. Sério! O começo, com a energética “Gonna See My Friend” é sensacional! O single “The Fixer” funciona que é uma beleza. E faixas mais calmas como “The End” e “Just Breath” chegam a emocionar. Surpreenda-se você também!

U2 – NO LINE ON THE HORIZON

Está sendo alardeado por aí que o mais recente CD de Bono e cia é um fracasso de vendas. Mas quem é um verdadeiro sucesso de vendas hoje em dia, heim? Tudo bem, o primeiro single, “Get On Your Boots”, foi um erro do tamanho de “Beautiful Day” anos atrás. Mas faixas como “Magnificent” (que, como diz o título, é magnífica, e lembra o U2 dos anos 80), “I’ll Go Crazy If I Don’t Go Crazy Tonight”, “White As Snow” e “Fez – Being Born” mais do que fazem valer o investimento no disquinho.

ARCTIC MONKEYS – HUMBUG

Para dar uma nova roupagem ao som, os rapazes de Sheffield chamaram Josh Homme, líder do Queens of The Stone Age, para produzir algumas faixas de Humbug. Bem, o resultado deixou um pouquinho a desejar, mas foi um passo importante para a banda. Como li por aí, o próximo disco deles promete. Mas faixas como ”Crying Lightning” (uma das que mais ouvi durante o ano), “My Propeller”, “Dangerous Animais” e a la Last Shadow Puppets “Cornestone” são do caralho!

ALICE IN CHAINS – BLACK GIVES WAY TO BLUE

Olha, nem dei muita bola quando anunciaram a volta do AIC, apesar da banda ser uma das minhas favoritas ever. Sei lá, mas parecia que a última coisa que precisávamos era desse retorno. Que bom que chupei legal. Alice in Chains ainda é foda! Lá em cima falei que faltou um grande disco do começo ao fim em 2009. Bem, Black Gives Way to Blue é a exceção que confirma a regra. “All Secrets Known”, “Check My Brain”, “Last of My Kind”, “Your Decision”, “Lesson Learned”, “Private Hell”, “Black Gives Way To Blue”, porra, o disco todo é ótimo. Nem o Elton John conseguiu estragar…


OUTROS BONS DISCOS DO ANO:

LA ROUX – IDEM

THE CRIBS – IGNORE THE IGNORANT

PETE YORN & SCARLETT JOHANSSON – BREAK UP

KASABIAN – THE WEST RIDER PAUPER LUNATIC ASYLUM

GOD HELP THE GIRL – IDEM

HOWLING BELLS – RADIO WARS

MORRISSEY – YEARS OF REFUSAL

LILY ALLEN – IT´S NOT ME IT´S YOU

THE RIFLES – THE GREAT ESCAPE

THE PAINS OF BEING PURE AT HEART - IDEM


O QUE MAIS OUVI NA LAST FM EM 2009

BANDAS:

Oasis (647 vezes)

Pearl Jam (630 vezes)

Nirvana (508 vezes)

Manic Street Preachers (447 vezes)

Ramones (410 vezes)

The Beatles (339 vezes)

U2 (311 vezes)

Alice in Chains (306 vezes)

Pj Harvey (293 vezes)

Pixies (287 vezes)


MÚSICAS:

Oasis – I´m Outta Time (27 vezes)

Arctic Monkeys – Crying Lightning (27 vezes)

Kings of Leon – Use Somebody (24 vezes)

Pearl Jam – Even Flow (24 vezes)

Kings of Leon – Sex on Fire (24 vezes)

Oasis – The Shock of the Lightning (24 vezes)

Queens of the Stone Age – I Never Came (22 vezes)

Pearl Jam – Jeremy (19 vezes)

Rooney – Here Today, Gone Tomorrow (19 vezes)

Rooney – I´m a Terrible Person (18 vezes)

2 comentários:

Marlo (The Batman) disse...

Cara, concordo que 2009 não foi tão impactante quando 2008 e com o reconhecimento dos bons discos do MSP e do U2. Da que ouvi de sua lista de "outros bons discos", fiquei decepcionado com Kasabian e The Pains of Being Pure at Heart. Não resistiram a uma segunda audição.

Anônimo disse...

faltou spice girls!