O ano de 79 dividiu muitas águas. Ao mesmo tempo em que o punk pedia para alguém desligar os aparelhos na UTI, a disco music mostrava níveis nunca antes alcançados de manipulação estúdio e aproveitamento máximo de tecnologia (tanto para o bem como para mal). Era a vez dos anos 80: céticos, profissionais, estilosos e obcecados com a imagem. Como seria o pop dessa década? Super produzido, sem vergonha de ser "um produto" e polivalente: não bastava música, tinha que ter bom clip, uma roupa legal, dançar bem, fazer um show mega etc.
Quer dizer, o fim da atitude artística e música em favor da grana e da imagem? Nem tanto. É aí que residia a autenticidade desse novo pop, que acabou levando esses conceitos à categoria de arte.
Se isso acabou sendo bom ou ruim é história para contar outro dia, mas isso era reflexo natural do estágio de então na música pop: uma tentacular indústria triliardária amparada por ultratecnologia, tanto no estúdio como na promoção de artistas, como provaram os símbolos da década de 80: Duran Duran, George Michael, Janet Jackson, Whitney Houston, Madonna e - claro - Michael Jackson.
Foi ele, em Off The Wall, que lançou marco zero deste novo conceito. Aperfeiçoou tudo em 83, com Thriller (só lembrando, disco mais vendido da história), mas a semente já estava em Off The Wall, em que se apresentava como um artista que compunha, cantava, dançava, atuava em clips superproduzidos e lançava álbuns ultra-bem feitos e cheios de hits.
Michael já vinha ensaiando seus passos solo desde 72 com hits como "Ben" e "Got Be There", mas sem assumir isso full time. Com a consolidação do sucesso do grupo Jackson 5 , Michael ia amadurecendo e as coisas começaram a mudar de figura. Em 76, a Epic comprou o passe dos Jacksons da Motown. Fizeram dois contratos: um para o grupo que virou The Jacksons e outro para o jovem Michael. Era consenso de que os irmãos reunidos eram bons, mas quem ia render mesmo a longo prazo seria aquele moleque pródigio. A Epic tratou de cuidar para que seu estouro solo fosse certeiro.
Para a produção foi chamado o maestro Quincy Jones, multiinstrumentista, arranjador e gênio de estúdio, com um currículo de bandleader, jazzista, compositor de trilhas e produtor de soul.
Os músicos do disco foram pinçados entre a nata das chamadas "feras de estúdio" da época (como o baixista Louis Johnson e o tecladista Greg Phillinganes). Paul McCartney e Stevie Wonder contribuíram com duas baladas, "Girlfriend" e "I Can´t Help It", respectivamente. Jones ainda recrutou um colaborador que se mostrou essencial para o resultado final: o inglês Rod Temperton. Líder da banda de disco Heatwave (que fez "The Groove Line"), Temperton tinha o dom de unir ritmos matadores com refrões infalíveis, sempre com um efeito sonoro grudento. Acabo escrevendo "Rock With You", "Burn This Disco Out" e a faixa-título. Para ajudar na imagem "já-é-um-homenzinho" do disco, Michael co-produziu três faixas: "Don´t Stop ´Til You Get Enough", "Working Day And Night" e "Get On The Floor".
Off The Wall saiu uma coleção sem falhas, fluente, de pop disco e baladas soul pop. "Rock With You" entrou na minha lista de melhores singles de todos os tempos pela virada de bateria que abria a faixa, pelo clima dos violinos e pelo fato de que quando você achava que sabia como era a melodia, ela tomava um novo rumo, mais cool, até cair num solo de teclados simulando sopro. "Working Day And Night" abria com uma percussão rapidinha e um loop de alguém ofegando que não devia nada a equivalentes atuais feitos com samplers. "Girlfriend" mostrava que Michael sabia jogar com economia uma voz doce numa balada, sem melar o resultado. O disco estabeleceu a figura solo de Michael Jackson, rendeu hits mundiais e vendeu mais de dez milhões ao redor do mundo, E fez jus ao clichê número um dessa seção: "Depois dele, o pop nunca mais foi o mesmo".
Performance:
Lançamento: 1979
Produção: Quincy Jones
Faixas:
"Don´t Stop ´Til You Get Enough"
"Rock With You"
"Working Day And Night"
"Get On The Floor"
"Off The Wall"
"Girlfriend"
"She´s Out Of My Life"
"I Can´t Help It"
"It´s The Falling In You"
"Burn This Disco Out"
Notas:
:: O álbum chegou em terceiro na parada americana, na qual figurou por 169 semanas
:: Dois singles em primeiro lugar: "Don´t Stop ´Til You Get Enough" (que deu a Michael o Grammy de melhor vocalista de r&b) e "Rock With You", sendo que "0ff The Wall" e "She´s Out Of My Life" também chegaram ao Top Ten
:: Jackson foi o primeiro artista solo a ter quatro singles de sucesso em um álbum, recorde batido por ele mesmo, com Thriller
:: Escrita por Paul McCartney, "Girlfriend" chegou ao 41º lugar da parada britânica, onde já constavam os singles "Don´t Stop...", "She´s Out Of My Life" (ambos batendo no terceiro posto) e "Rock With You" (sétimo lugar). Off The Wall chegou ao Top Five entre os álbuns
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